Maria Fumaça Iluminada traz cultura e história a Curitiba e região

Brasil

A Maria Fumaça volta a circular pelo Paraná durante o Natal. A novidade é que, neste ano, além de iluminar oito cidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, o projeto “Rumo ao Natal” traz também um espetáculo teatral inédito e gratuito para as comunidades vizinhas da ferrovia.

As doze apresentações acontecem a partir do próximo dia 30 e prometem emocionar os espectadores de Curitiba, Pinhais, Cachoeira, Piraquara, Lapa, Paranaguá, Alexandra e Morretes. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron.

Além do teatro, a locomotiva Mogul 11, irá circular iluminada pela primeira vez. “Essa Maria Fumaça é centenária. Além de preservar a memória ferroviária, também é uma oportunidade de levar ao público a magia e as luzes do Natal”, ressalta Carmen.

Maria Fumaça e Papai Noel

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto traz a peça “Rumo ao Natal”, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel.

Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo. “No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro” explica o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo.

“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro. Dessa forma, podemos estender a beleza natalina a áreas fora dos centros das cidades”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz, quem viabilizou o projeto junto ao Ministério da Cultura.

Uma locomotiva de 134 anos

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção do ramal de Rio Branco do Sul e da ferrovia Norte do Paraná.

O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo. “Até onde temos notícia, essa é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, conta o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.

O espetáculo conta com patrocínio de Knorr-Bremse, GE Transportation, Prumo Engenharia, Brado, IAT Pandrol e Timken e apoio de Serra Verde Express e CBFA.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *