Donos de postos de combustíveis denunciam que grandes distribuidoras represam as quedas de preços da Petrobras

Brasil

Vinte e cinco sindicatos de postos revendedores de combustível de 21 estados encaminharam pedido à Agência Nacional do Petróleo (ANP) solicitando liberar os postos bandeirados – isto é, que têm contratos de exclusividade com distribuidoras e usam suas bandeiras – para comprar combustíveis de outras companhias “que tenham custos mais competitivos”. O movimento foi liderado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap), que enviou ofício à ANP na última quinta-feira.

De acordo com o sindicato, a medida é necessária porque as três maiores distribuidoras, que têm cerca de 70% do mercado brasileiro, “estão represando as quedas de preços da Petrobras, bem como dos biocombustíveis, aumentando muito suas margens de distribuição neste difícil momento por que passa a revenda varejista”.

De acordo com o ofício enviado à ANP pelo Recap, em função da crise do coronavírus, com o isolamento social das pessoas e a forte queda na atividade econômica, as vendas de combustíveis já caíram cerca de 80%, levando o negócio dos revendedores à beira da insolvência. Combustíveis: Preço médio da gasolina nos postos caiu 1,82% em março.

A ANP informou que ainda está avaliando a questão. Em nota, a BR Distribuidora, líder do mercado de combustíveis, afirmou que, desde o início da crise, tem dialogado com os revendedores em busca de revendedores.

A BR ressaltou que está buscando medidas para estar ao lado de seus revendedores.

Confira a lista dos sindicatos que já enviaram ofícios à ANP solicitando a autorização para comprarem combustível de outras companhias.
1. Pernambuco
2. Pará
3.Tocantins
4. Rondônia
5. Rio Grande do Norte
6. Ceará
7. Paraná
8. Distrito Federal
9. Sergipe
10. Piauí
11. Paraíba
12. Serra Gaúcha/RS
13. ABC Regran/SP
14. Campinas/SP
15. Alagoas
16. Bahia
17. Sincopetro/SP
18. Blumenau/SC
19. Roraima
20. Acre
21. Goiás
22. Maranhão
23. Itajai/SC
24. Santos/SP
25. Mato Grosso

Assessoria de Imprensa