Babu Santana cita pontos turísticos da Paraíba e já foi premiado no Cineport, realizado em João Pessoa

Cotidiano Eventos Culturais

Um vídeo que mostrava uma conversa do ator carioca Babu Santana e a cantora paraibana Flayslane, que ficou conhecida por Flay e que deixou o Big Brother Brasil 20 no último domingo (13), chamou a atenção dos paraibanos. Os dois citaram alguns pontos turísticos da Paraíba, como Picãozinho e a praia de Tambaú, em João Pessoa.

No final do vídeo, postado no Twitter nesta terça-feira (14) por @Bebelbarbosa_jp, Babu fala do motivo que esteve na capital paraibana, mas o vídeo é cortado e não temos a sequência.

O Turismo em Foco foi pesquisar e descobriu que Babu Santana foi premiado como melhor ator coadjuvante no filme ‘Estômago’, de Marcos Jorge, durante o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport), promovido em 2009, há 11 anos, em João Pessoa.

A carreira de Babu Santana é longa e com muitos trabalhos. Ele atuou em 40 filmes e mais de 30 produções televisivas, incluindo séries e novelas. O nome Babu foi adotado, segundo ele, em protesto ao apelido de “babuíno” na infância.

Além do prêmio recebido em João Pessoa, Babu também foi consagrado durante o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro pelo mesmo filme.

Entre vindas e idas ao cinema, teatro e televisão, o ator carioca chegou à consagração no filme ‘Tim Maia’, segundo os críticos de cinema, talvez o título pelo qual a carreira dele é mais reconhecida. “Além de soltar o vozeirão, o ator entregou-se completamente a seu primeiro protagonista, vivendo Tim Maia na fase adulta, em seus últimos anos, quando as drogas o colocaram em notório declínio artístico”, comentou Henrique Haddefinir no site Omelete.

A performance de Babu acabou lhe rendendo seu primeiro troféu como melhor ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, uma vez que, até então, havia vencido apenas como coadjuvante. “O longa teve uma passagem muito positiva pelos cinemas, mas o personagem acabou ganhando mais projeção quando a Globo recontou a história no formato de minissérie, um ano depois”, afirmou Haddefinir.

Babu Santana atuou em minisséries que fazem muito sucesso na Globo, como Carcereiros, seu último trabalho na emissora carioca antes de entrar no Big Brother. “Embora seu personagem seja parte desse “mais do mesmo”, é sempre impressionante vê-lo em cena, mostrando verdades como nenhum outro”, destacou Haddefinir.

O ator também teve participações em diversas novelas, sempre na Globo, e, por coincidência ou não, está no elenco da novela Novo Mundo, produzida em 2017, e que está de volta na telinha da Globo no horário das 18h em decorrência da pandemia do coronavírus. Nos Tempos do Imperador, próxima produção, será uma continuação direta de Novo Mundo.

Fábio Cardoso