Postura e agressividade de Bolsonaro mancha a imagem do Brasil no mercado internacional

Destaque Fábio Cardoso Política

Se não ajuda, pelo menos não atrapalha. Desde que assumiu a presidência do Brasil, Jair Bolsonaro tem provocado um verdadeiro repuliço mundial, prejudicando lamentavelmente a imagem do país no exterior. Não vamos nem fazer referência à sua política de governo – esta, em raros casos, não existe -, mas sim dos comentários e afirmações que têm feito ao longo desse período, provocando desgaste terrível de imagem, não apenas dele, mas, sobretudo, do Brasil.

As notícias veiculadas pela imprensa internacional revelam um país que não inspira qualquer confiança no âmbito econômico. O que é dito pela manhã é desmentido à tarde, e desmentido novamente à noite. O mercado financeiro nem tem mais se importado com tanta asneira que Bolsonaro tem dito, simplesmente, já põe na conta, aliás tira dos cofres brasileiros qualquer sentido de pretender ao mínimo investir num país em que não existe um presidente que presida, que comande.

No setor de turismo a tragédia é ainda maior. A empresária Jeanine Pire, ex-presidente da Embratur, revelou que o desgaste da imagem do Brasil no exterior é uma realidade que traz muita preocupação para a nossa economia.

As empresas do setor de turismo não estão mais com muita boa vontade de oferecer roteiros pelo Brasil a seus clientes. Nem na Europa – tradicional emissor de turistas para cá -, ou mesmo os chineses, que até ensaiavam formar alguns grupos para visitar o país. Tudo está sendo jogado na lata do lixo. Anos e anos de trabalho de divulgação estão sendo perdidos a cada declaração de Bolsonaro.

Fizemos um apanhado do que o presidente tem dito nos últimos meses e, realmente, é algo assustador. Uma frase preconceituosa, por exemplo, provocou ira entre os grupos LGBT, que até viam algumas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, com muita simpatia. Mas, hoje, segundo Jeanine Pires, muitos têm até receio de visitar o Brasil tendo em vista o clima negativo criado contra o público gay.

“Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um País do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias.”
Frase dita no dia 25 de abril de 2019

E o que dizer sobre os grupos que costumam visitar o Brasil em razão da tolerância religiosa. Bolsonaro começou a destruir essa imagem mundo afora, com declarações completamente irracionais, preconceituosas e sem precedentes.

“Muitos tentam nos deixar de lado dizendo que o estado é laico. O estado é laico, mas nós somos cristãos. Ou para plagiar a minha querida Damares: Nós somos terrivelmente cristãos. E esse espírito deve estar presente em todos os poderes.”
Frase dita no dia 10 de julho de 2019

E contra a cultura:

Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. (…) Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir, em respeito às famílias.
Frase dita em 18 de julho de 2019

Bolsonaro deve saber que esse tipo de declaração, mesmo que venha a desmentir depois ou se desculpar, deixa o Brasil em uma situação muito ruim no mercado internacional. De um país democrático, acolhedor, tolerante e cheio de oportunidades, estamos nos tornando em um país antidemocrático, intolerante e sem esperança até mesmo para os brasileiros.

Para fechar com chave de ouro, é preciso citar o risco do exercício do jornalismo livre, democrático, transparente. Bolsonaro agride a imprensa diariamente, a todo momento, e tem provocado reações agressivas de seus seguidores, que passaram a hostilizar os profissionais de imprensa, chegando até a vias de fato. Lamentável.

Estão correndo diversas ações e pedidos de investigações e até de impeachment do Bolsonaro, é bom lembrar, eleito democraticamente. Ele pode até sair da presidência, mas esse fato pode até mesmo agravar a situação de credibilidade do Brasil no exterior. O mundo não vê com bons olhos a saída de governantes eleitos pela maioria de votos, seja ele da esquerda, da direita ou dos ultras dos dois lados.

Fábio Cardoso