Cartório da Paraíba passa a oferecer reconhecimento de firma da assinatura digital

Cotidiano

Aquela ida a um cartório para registrar a própria assinatura num papel já está virando algo ultrapassado. É que os avanços tecnológicos transformaram em realidade o reconhecimento de firma pela internet, ou seja, da assinatura digital das pessoas. Na Paraíba, a inovação está sendo implantada pelo Cartório Azevedo Bastos. As principais vantagens são segurança, velocidade e comodidade aos usuários, além da fé pública inerente à atividade notarial e registral que inexiste em certificações a partir de plataformas criadas por empresas privadas.

Assim como acontece no meio físico (papel) o reconhecimento de firma digital confere a mesma segurança jurídica aos documentos eletrônicos lançados no ambiente virtual do Cartório Azevêdo Bastos e serve como comprovação de que determinada pessoa foi mesmo quem realizou a assinatura digital.

A segurança também se faz presente no armazenamento de dados fornecidos pelos usuários na hora de solicitar o reconhecimento de firma digital. O Cartório não disponibiliza os dados fornecidos pelos clientes. Eles ficam numa base isolada e são utilizados apenas com a finalidade exclusiva da realização deste serviço.

O armazenamento é feito 100% na nuvem, utilizando as mesmas tecnologias usadas por empresas como AWS (Amazon Web Services), Google, Zadara (Enterprise Storage) e Microsoft.

“Esse serviço digital foi criado para dar mais velocidade e flexibilidade para que nossos clientes tenham a sua firma reconhecida em documentos a qualquer hora do dia, 365 dias por ano e, principalmente, diante das circunstâncias que estamos vivenciando ultimamente”, explica Válber Azevêdo, titular do Cartório Azevêdo Bastos.

Como funciona

O Reconhecimento da “assinatura/firma” é feito através de um Certificado Digital com tecnologia Blockchain emitido pelo Cartório – Blockchain Id, que não serve apenas para esse serviço, mas também para outros atos no meio eletrônico.

Para a validação do cadastro (abertura da firma), é utilizada uma tecnologia que permite confrontar os dados fornecidos pela pessoa, além de seus documentos e biometria facial com as bases da Receita Federal, DENATRAN e outros.

Além da confrontação de todos esses dados, também é realizada uma vídeo chamada com o cliente, onde ele precisa responder um breve questionário antes que o seu Certificado Digital Blockchain Id seja emitido. “Isso confere um alto nível de segurança quanto à identidade do cliente”, explica Válber.

O Reconhecimento de Firma da Assinatura Digital é realizado através da utilização do Certificado Digital Blockchain Id, que é único para cada pessoa. A assinatura dos documentos na plataforma é bem simples: Ao receber o documento para assinar, basta fazer a leitura de um QR Code utilizando o App do Cartório Azevêdo Bastos. Os dados são verificados e o Reconhecimento de Firma é feito na mesma hora.

A junção de tecnologias altamente seguras e trabalhando em conjunto (Blockchain+ Zadara), asseguram o perfeito isolamento dos dados dos clientes, criptografia em trânsito e em repouso com 100% de disponibilidade. “Nos sentimos prestigiados em estar presentes nesse projeto inovador, ao lado de um executivo visionário e empreendedor como o Válber”, afirma Robson Andrade, country manager da Zadara Brasil.

Para exemplificar a importância do avanço, o executivo recorre ao levantamento do Instituto Millenum. O estudo aponta Brasília como a capital mais informatizada e, ainda assim, apenas 26,8% dos cartórios atendem os clientes pela internet.

Azevedo destaca que Com o storage (armazenamento de arquivos) da Zadara consegue-se criar áreas isoladas para cada cliente. Os dados são armazenamentos de forma isolada. “Um ponto importante é que tudo já é feito de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

Assessoria de Imprensa