La Piedad uruguaia: Do quintal do Vaticano para o quintal de casa

Mundo Roteiros

A obra uruguaia devolvida pelo Vaticano ao país em 2014, hoje repousa no quintal da Fundação Atchugarry (em Maldonado), baixo os tetos de uma mini capela construída exclusivamente para ela pelo famoso arquiteto, Carlos Ott – responsável pela nova Ópera da Bastilha, em Paris. Uma das obras mais famosas de Michelangelo teve sua versão pós moderna, Pietá (La Piedad em espanhol), esculpida em mármore Carrara por Pablo Atchugarry, renomado artista plástico uruguaio.

A escultura definitivamente é uma releitura da renascentista, que carrega em si alguns traços de Picasso, transformando o pitoresco conjunto em algo perfeito, do qual não se tem vontade de parar de admirar. Assim, é como definitivamente nos sentimos diante de tanta beleza.

Pablo Atchugarry a esculpiu entre os anos de 1982 e 1983, durante sua longa estadia na Itália. A inspiração surgiu quando em umas de suas viagens e caminhadas pela Europa, se deparou com uma das obras de Michelangelo. “Então, comecei a frequentar, a conhecer, a respirar e admirar ao gênio”, confessa Pablo em depoimento no livro comemorativo de dez anos da Fundação Atchugarry. “Quando realizei a minha Piedad, queria fazer uma homenagem ao grande artista, e a obra que lhe acompanhou por toda uma vida”, finaliza o artista.

La Piedad, a priori, era para ser uma “Dolorosa” ao estilo virgem aos pés da cruz encomendada por Mariano Colombo ao artista uruguaio, com intenção de colocar em sua Igreja localizada na cidade de Onno, na Itália. “Sem embargo, o jovem Pablo pensou grande e criou La Piedad. Eu havia visto somente uma mão de mármore, esculpida com graça e força no estilo de Michelangelo, mas no final surgiu esculpida de um bloco de mármore de Carrara de 2mX1,60X1,50 a essencial, expressionista, forte imagem de Cristo morto no colo da jovem e aterrorizada Mãe María. São inumeráveis os exemplos de Piedad da tradição medieval, renascentista, barroca e moderna que precederam a essa obra de Atchugarry, contemporânea as tragédias do nosso século e de suas exasperadas expressões de arte. Me remeteu ao “Grito” de Edward Munch”, conta Mariano Colombo, representante da Igreja de Onno ao livro da fundação de Pablo.

Ainda em seu depoimento, Mariano Colombo conta como conseguiu um lugar muito especial para abrigar a escultura Atchuagrryana. “O estilo da iconografia tradicional das Igrejas católicas é o figurativo e devocional. A grande peça de mármore sagrada era extremamente moderna na época. Muito impressionado e fascinado pela novidade e potência expressiva da Piedad de Pablo, eu encontrei imediatamente um local onde colocá-la, depois de pedir e obter autorização a expusemos na igreja principal da cidade Lecco”, continua o religioso.

Logo depois, ela por ser considerada muito laica por algumas autoridades da igreja italiana,  foi devolvida para o seu dono de origem. Após, mais de trinta anos em outro país “La Piedad”, volta para casa. A escultura predileta do artista chegou em grande estilo e ganhou uma casa para abrigá-la com nome e sobrenome.

Atualmente, enquanto não se pode visitar e se emocionar com a beleza e magnitude de La Piedad pós moderna, por conta das restrições e cuidados em combate ao coronavírus, podemos contemplá-la numa visão 360ª disponível no site da Fundação Atchugarry e no link abaixo:

http://www.fundacionpabloatchugarry.org/virtual/capilla/ e o relato de Pablo Atchugarry e Mariano Colombo podem ser conferido no link: https://issuu.com/quadrifoliumgroup/docs/catalogo_decennale_fondazione_pablo , onde está disponibilizado o livro comemorativo aos 10 anos da Fundação, que conta muito sobre a trajetória do artista, nos idiomas inglês e espanhol.

Fundação Pablo Atchugarry

A Fundação Pablo Atchugarry é uma instituição sem fins lucrativos, obra do escultor Pablo Atchugarry, inaugurada em 2007. Foi criada com o espírito de promover as artes plásticas, literatura, música, dança e outras manifestações criativas do homem. Este projeto social e cultural é construído de forma constante e dinâmica, consolidou-se por meio do trabalho e da experiência do seu fundador.

A Fundação Pablo Atchugarry é um lugar de união entre natureza e a arte, onde o cantar dos pássaros acompanha o espectador entre lagos e a paisagem ondulante que abriga suas esculturas e outras formas de arte.

A projeção, como um ponto de encontro para todas as disciplinas da arte, permite que professores renomados e jovens que iniciam suas carreiras na arte exibam seu trabalho. Na estrutura está o atelier do escultor, um edifício com três salas de exposições, um auditório (destinado a concertos e conferências), um palco ao ar livre para shows do espetáculo, restaurante, sala didática para aulas de escultura, pintura, desenho e cerâmica; e um último espaço abriga a coleção permanente e o trabalho do fundador.

O objetivo educacional é essencial para a fundação, por isso a cada dois anos a fundação realiza a Bienal Nacional de Jovens Artistas, e ao longo do ano mantém um programa educacional focado a priori para escolas rurais em Maldonado. Para Pablo: “a arte é uma profunda expressão interna onde o passado e o futuro se fundem, criando uma plataforma para a fuga de novas gerações …”

Mais sobre a biografia de Pablo Atchugarry, confira no link abaixo: http://www.fundacionpabloatchugarry.org/es/pablo-atchugarry

Arabella – Fotos Sylvia Barreto e Sidney Michaluate