Retomada das atividades: motoristas de aplicativos também precisam estar atentos aos protocolos de segurança e higiene

Cotidiano

Depois de um longo período com as atividades interrompidas por conta da pandemia do coronavírus, diversos profissionais e estabelecimentos estão reiniciando, pouco a pouco, as suas rotinas de trabalho. Tal retomada, que está ocorrendo de acordo com as normas e prazos determinados pelo poder público, está reaquecendo, também, a demanda por transporte, bastante impactada desde o início da crise. Por essa razão, para auxiliar os profissionais que trabalham com os aplicativos de transporte, o Sebrae disponibilizou um e-book gratuito, contendo uma série de dicas e recomendações sobre como retomar as atividades com segurança.

O material, elaborado com o apoio de diversos parceiros, reúne uma série de aspectos que devem ser observados pelo motorista, que vão desde os cuidados com o veículo até as orientações que devem ser fornecidas aos clientes. Entre essas recomendações, uma das mais importantes é utilizar, e cobrar dos passageiros, o uso de máscara, essencial para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Além disso, também é importante limpar e desinfetar o veículo, especialmente as superfícies mais tocadas, no mínimo no início e no final de cada turno, ou sempre que se fizer necessário entre as trocas de passageiros. Para isso, o motorista deve utilizar os equipamentos de proteção necessários, como luvas e máscara.

Outro aspecto importante diz respeito ao comportamento do cliente. Para reduzir os riscos de contaminação, é importante, no início da viagem, disponibilizar álcool em gel aos passageiros e adotar medidas para a higienização das solas de sapatos, que podem ser uma perigosa fonte de transmissão do vírus. Exibir adesivos ou outras formas de comunicação visual, com orientações aos clientes, também pode ajudar a tornar a viagem mais segura.

Caso seja possível, os profissionais também podem instalar uma barreira de vidro, plástico ou acrílico para ampliar ainda mais o distanciamento em relação aos clientes. Outra dica do e-book elaborado pelo Sebrae também reforça a importância de evitar o uso do ar condicionado, privilegiando a ventilação natural para minimizar os riscos de contaminação, além de redobrar a atenção com a higiene das mãos sempre que o pagamento for feito em espécie.

De acordo com o analista do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira, a adoção dos protocolos de segurança e higiene é fundamental para conquistar a confiança dos clientes. “Essas práticas trazem uma confiança maior para o passageiro. Saber que o veículo está protegido e que o motorista está tomando as devidas providências vai trazer mais credibilidade ao serviço”, explicou o analista, ao lembrar que os motoristas de aplicativo têm a opção de se formalizarem como microempreendedores individuais (MEI), conquistando uma série de benefícios específicos para essa categoria.

Confira o conteúdo – Para acessar todo o material disponibilizado pelo Sebrae, com o objetivo de auxiliar os pequenos negócios nesse processo de reinício das atividades, os interessados devem acessar o site da instituição, no endereço www.sebrae.com.br/retomada.

Assessoria de Imprensa