Empresas da Paraíba continuam a ignorar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”

Destaque Paraíba

Passado quase uma semana após o Ministério do Turismo anunciar os dados sobre a adesão ao selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, os números da Paraíba continuam decepcionantes. O estado é o 16º em número de adesões e o 7º do Nordeste, com apenas 147 empresas que atuam em algum segmento do turismo brasileiro – dados verificados às 22h30 desta terça-feira (04). No dia 1º de agosto, esse número era de 139 adesões.

As empresas instaladas em João Pessoa representam o maior volume, com 66 adesões, seguido por Campina Grande (10), Areia (08), Conde (07) e Cabedelo (05). Nesse período, o número de adesões por setores continua muito baixo. Dessas empresas, 63 são de agências de viagens; 45 meios de hospedagem; 17 transportadoras turísticas; 08 restaurantes e cafeterias; 05 prestadores especializados em segmento turístico; e 03 guias de turismo.

Podem pedir adesão ao selo as empresas de pelo menos 15 atividades econômicas, seguindo os protocolos para os Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Selo no Nordeste
Estados      Adesões    Posição
BA                  919                   4º
RN                 558                   8º
PE                  523                   9º
AL                  467                 10º
CE                  465                 11º
MA                 295                 12º
PB                 147                16º
SE                  110                  21º
PI                   92                   22º
Fonte: Ministério do Turismo

Fábio Cardoso