Turismo + Seguro na Paraíba: DTH lança caderno de orientações para a retomada do turismo na grande João Pessoa

Destaque Paraíba

Professoras e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) montaram um caderno de orientações preventivas para a retomada segura do turismo na capital paraibana e cidades vizinhas, que compõem o destino turístico.

A iniciativa parte da reflexão dos impactos da pandemia na sociedade e na economia, tendo o Turismo como um dos setores mais afetados, não só na Paraíba como em todo o Brasil e mundo.

Assim, no intuito de contribuir com o desenvolvimento deste setor de forma segura e responsável, visto o avanço na retomada de atividades turísticas em João Pessoa e na Paraíba, e considerando os possíveis riscos de contaminação envolvidos nas práticas do Turismo, a Universidade, por meio do trabalho das professoras e professor envolvido, disponibiliza à sociedade tal material denominado Caderno de Orientações Preventivas para a Retomada das Atividades Turísticas.

O documento estrutura um conjunto de medidas de biossegurança, considerando orientações de diferentes entidades nacionais e internacionais, assim como informações de utilidade pública no setor turístico.

Está estruturado com foco em cinco grandes áreas: atividades de receptivo e transportes de passageiros, transportes marítimo e fluvial turístico, meios de hospedagens, estabelecimentos de serviços de alimentação e setor de eventos, e tem por objetivo estabelecer orientações preventivas para a retomada das atividades turísticas de forma segura e responsável.

As professoras e o professor que elaboraram este material foram: Denise Gadelha, Fabiane Nagabe, Lyvia C. Barros e Thyago V. de Albuquerque.

 

O projeto:

Esta iniciativa está inserida no Projeto de Extensão Turismo + Seguro na Paraíba, contribuição do Departamento de Turismo e Hotelaria que compõe o leque de ações da UFPB no combate à COVID-19.

O projeto, além de lançar este caderno de orientações, tem acompanhado a adesão dos meios de hospedagens ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, como uma forma de discutir a evolução e a preparação deste segmento de empresas na retomada do turismo. E também tem, como segunda fase, a estruturação de um processo de treinamento e validação de adoção destas recomendações pelos empreendimentos, que por fim, irão compor um Roteiro de Turismo Seguro, sendo desenvolvida a partir de uma aplicação, acessível nas mais diversas plataformas, e que indicará quais empreendimentos são ambientes seguros.

Para acessar o Caderno de Orientações Preventivas para a Retomada das Atividades Turísticasna íntegra, CLIQUE AQUI!

Assessoria de Imprensa