Piauí recebe a quarta edição do Fórum Forró de Raiz Online

Eventos Culturais

Teresina, capital do Piauí, famosa por seus museus e centros culturais, será palco da quarta edição do principal evento de forró online do Brasil.

Apresentações culturais, rodas de conversa, entrevistas e vídeos, farão parte dos dois dias de atividades do Fórum Forró de Raiz, que acontece de forma online na Sala de Conferência do aplicativo Sympla e no YouTube, nos dias (16) e (17) de outubro, com transmissão direta de Teresina. Os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente pelo www.sympla.com.br. Os inscritos no evento receberão certificado de participação.

Durante a programação, as Rodas de Conversa terão como tema; os Aspectos Conceituais do forró, os Territórios e Comunidades e a Sustentabilidade. Os inscritos para o Fórum online, ainda contarão com a participação de especialistas no setor da cultura, que farão palestras sobre: O Forró Como Conteúdo Pedagógico, A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, O Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. Ainda estão na programação shows ao vivo, vídeos e entrevistas.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Assessoria de Imprensa