Tivoli Mofarrej São Paulo recebe prêmio de Melhor Árvore de Natal de São Paulo em 2020

Cotidiano

Pelo segundo ano consecutivo, a Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej São Paulo foi eleita a Melhor Árvore de Natal de São Paulo, na categoria Hotéis, pelo Concurso Cidade Iluminada São Paulo 2020, realizado pelo BusinessLand, com apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Vencedora na categoria hotéis pelo júri popular, a árvore, assinada pela designer e pesquisadora Maria Fernanda Paes de Barros, criadora da marca Yankatu, foi 100% feita à mão, valorizando as matérias-primas regionais da Amazônia, a não degradação do meio ambiente e a riqueza imaterial do povo brasileiro.

O conceito da obra teve como objetivo trazer leveza e simplicidade às festividades de final de ano. A base de madeira da obra se assemelhava à estrutura de uma oca, e fazia alusão à uma manjedoura – símbolo do acolhimento, da vida, do abrigo, da proteção, do sonho e do futuro.

A estrutura feita em madeira jequitibá rosa maciça recebe fios de algodão tingidos com açafrão pela Mattricaria, de Brasília, e fios de buriti tecidos pelas mulheres da Aldeia Kaupüna, da etnia Mehinako, no Alto Xingu. Para confeccioná-los elas vão de barco colher a palha da palmeira, depois limpam, separam e deixam secar. Separam fios finíssimos e aos poucos vão enrolando-os com o vaivém das mãos sobre a coxa.

Em 2019, a Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej São Paulo também foi eleita a Melhor Árvore de Natal de São Paulo, na categoria Hotéis, pelo “Cidade Iluminada São Paulo”.

Para o Diretor Geral do Tivoli Mofarrej São Paulo, João Corte-Real, este item decorativo já é algo esperado pelos hóspedes e clientes do hotel e se tornou uma ação no calendário da cidade. “Estamos muito felizes pelo segundo prêmio consecutivo de Melhor Árvore de Natal de São Paulo. Mais um reconhecimento dos nossos esforços, trabalho em equipe e conexão com os hóspedes. A nossa árvore em 2020 demonstrou todo o nosso acolhimento com as pessoas, que é o nosso bem mais precioso, diante de um ano desafiador”, diz.

Sobre Maria Fernandes

Designer e pesquisadora, Maria Fernanda Paes de Barros mergulha em suas pesquisas na ancestralidade de cada povoado, comunidade ou grupo em que trabalha. Nestas imersões, a artista troca experiências, aprende sobre costumes, crenças e artes que passam de geração a geração, buscando incorporar cada descoberta em suas obras, criando assim, peças que valorizam a arte, a delicadeza, a inspiração e memórias de cada um deles. É isto que torna sua marca Yankatu um refúgio de conhecimento e um abrigo para uma arte tão genuína e bela, que ultrapassa o óbvio, nos transportando para vivências, em sua maioria, nunca antes vividas.

Press Pass

 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!