CBTU-JP construirá quatro desvios ferroviários para reduzir tempo de espera entre trens na Região Metropolitana de João Pessoa

Destaque Paraíba

A CBTU – Companha Brasileira de Trens Urbanos vai reduzir o tempo de espera entre os trens que circulam na Região Metropolitana de João Pessoa. Atualmente, o tempo médio que os usuários esperam gira em torno de uma hora e dez minutos. A intenção da companhia é reduzir esse tempo para 20 minutos. Para isso, já está em andamento o projeto de construção de quatro desvios ferroviários – três em Cabedelo e um em Santa Rita.Ainda não há uma previsão de quando esses novos desvios começarão a ser utilizados.

Além de reduzir o tempo de espera, a construção dos desvios permitirá o aumento na quantidade de trens operando simultaneamente, consequentemente, aumentando a capacidade de passageiros transportados diariamente. Segundo a superintendência da CBTU na Paraíba, a medida atenderá uma demanda reprimida e permitirá integrações com outros modais.

“Desta forma, com mais trens operando em regime de menor duração entre viagens, espera-se um incremento substancial no nível de qualidade da prestação do serviço de transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP)”, apontou a superintendência.

A CBTU-JP opera uma malha ferroviária de 30,03 km de extensão, atendendo uma população de 59.064 (IBGE, 2010), considerando um raio de 500 metros de suas 12 estações. Com apenas um cruzamento ferroviário na Estação Mandacaru, o intervalo entre trens atual é de 69 minutos, e tem capacidade de transporte de 1.200 passageiros sentido/hora. Com os desvios, a nova capacidade de transporte será de até 3.600 passageiros sentido/hora, permitindo a integração com outros modais, conforme Estudo Técnico Preliminar.

Conforme Estudo de Demanda, elaborado em 2016 pela Gerência de Planejamento e Engenharia, foi estimado que em 2020 seriam transportados 17.070 passageiros diários em detrimento da demanda vigente de 8.078, considerando apenas os passageiros lindeiros (limítrofes). Já considerando 50% dos passageiros dos ônibus integrando com os VLTs da CBTU, seriam transportados 43.494 passageiros/dia, a depender das políticas locais de integração.

Os 4 desvios projetados são:
• Desvio 1: Santo Amaro. Localizado em Santa Rita, próximo ao Alto do Contorno e à BR-101;
Desvio 2: Ilha do Bispo. Localizado em João Pessoa, no bairro de Ilha do Bispo;
• Desvio 3: Amazonia Park. Localizado em Cabedelo, próximo ao Intermares e ao Alamoana;
• Desvio 4: Poço. Localizado em Cabedelo, no bairro do Recanto do Poço.

Fábio Cardoso