Rede Nord participará da implantação do Plano Nacional de Qualificação no Turismo.

Destaque Hotelaria Paraíba

A Rede Nord Hotels irá participar da implantação do Plano Nacional de Qualificação no Turismo. O convite foi feito pelo Ministério do Turismo e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto – definido em 2018 -, elaborado pela Universidade de Brasília (UnB), tem por objetivo o desenvolvimento de metodologias para os diagnósticos de oferta e demanda por qualificação. A coordenadora do projeto será Rosalma Diniz Araújo.

Na primeira fase, serão desenvolvidos e propostos referenciais metodológicos, capacitação de técnicos e gestores em planejamento territorial de forma que sejam garantidos os princípios, premissas e proposições do PNQT. Como resultado, será elaborado um documento referencial que orientará a implantação da política nacional de qualificação nos demais destinos brasileiros, em forma de e-book (livro eletrônico).

Nesse processo, serão levados em conta temas como demandas locais por qualificação em turismo bem como a articulação, alinhamento e estabelecimento de processos de governança de cada área. A partir desse desenho, serão estabelecidos critérios de monitoramento, avaliação e divulgação – o chamado Sistema Nacional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (SPMA), que irá controlar todo o ciclo virtuoso da qualificação.

O projeto-piloto, previsto para ser finalizado em março deste ano, possibilitará a identificação quais são as ofertas e quais as demandas de qualificação existem nas 30 rotas contempladas pelo Programa Investe Turismo, será ofertado o curso mais solicitado e cada uma das rotas turísticas, num total de 30 cursos. O Investe Turismo foi escolhido porque se propõe a organizar e estruturar 158 municípios elencados dentro de uma lógica de promoção e de divulgação do turismo no país e no exterior.

Para executar o programa, a UnB reestabeleceu e ampliou a Rede Nacional de Pesquisadores de Base Territorial, efetivando um recorte para os que trabalham com as rotas turísticas definidas pelo Investe Turismo. Assim, ao longo do trabalho, serão envolvidas 24 instituições federais de ensino superior e 93 pesquisadores, entre professores, doutorandos, mestrandos e graduandos.

Assessoria de Imprensa