1ª edição do Festival de Queijos inicia projeto para inserir Soledade no roteiro turístico da Paraíba

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Você certamente já ouviu falar sobre os queijos de Soledade, cidade localizada no Cariri da Paraíba. Cruzar as estradas por aquelas bandas, é fato, a parada para comer, comprar e levar os produtos para casa é obrigatória. Porém, a cidade ainda não explora esse marketing para atrair turistas, até mesmo os paraibanos, se consolidando apenas como um destino de passagem. Mas, desde esta quinta-feira (16), a prefeitura, com apoio do Sebrae e da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), iniciaram um ação para reverter a direção da roda e inserir Soledade na rota turística da Paraíba.

Foi aberta nesta quinta a 1ª edição do Festival de Queijos, que reúne mais de 17 produtores do derivado do leite de vaca e de cabra, contando ainda com a participação de 15 empreendimentos da cidade, que desenvolveram um cardápio especial para o festival gastronômico. O evento segue até domingo (19) e, pelo que se observou nesse primeiro dia, o entusiasmo é evidente nas conversas e comentários entre empreendedores e consumidores, a maioria moradores da região mesmo, mas, é o começo.

Rei e rainha do Queijo, Rodrigo Moreira, 9 anos, e Gabrielli Vitória, 10 anos.

O Festival está bem organizado em uma praça próxima à entrada da cidade. Foram instalados 30 balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato, que ficarão dispostos no local no horário das 16h às 19h. Haverá também um espaço para apresentações culturais com artistas do município. A programação contará ainda com desfile da rainha e do rei do queijo, competição do maior queijo produzido na cidade e disputa de quem come mais laticínios. 

Festival gastronômico, muita criatividade

O Festival criou, de certa forma, um sentimento de competição – saudável – entre os produtores de queijo e comerciantes já calejados em atender as pessoas que passam pela cidade. O Festival Gastronômico foi concebido para incentivar a criação de cardápios para oferecer pratos exclusivos para o período. Ao todo 15 estabelecimentos, entre restaurantes, panificadoras e até ambulantes, fizeram pratos sempre utilizando o queijo como elemento principal.

Foram criados, por exemplo, a ‘Pamonha Riacho do Padre’, nome dado ao sanduíche de pamonha com queijo coalho, uma delícia, na opinião de quem provou. O Berro Burguer, um hambúrguer artesanal com fonduta de queijo de cabra e orégano, maionese de castanha, ketchup rústico de rapadura, cabelo glaceada e farofa de bacon – você encontra no The Chef Burguer -, não deve passar em branco. Excelente. Degustamos e recomendamos o Matutaia Sustante, um sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga, vendido no Restaurante São Lourenço. Os preços são outro diferencial do Festival, a maioria dos pratos varia entre R$ 5 e R$ 15. 

Dalvan Moreira fabrica prensa de queijo, e curador, que custam R$ 230 e R$ 100, respectivamente.

Economia que gira na cidade

Soledade é uma cidade com mais de 16 mil habitantes e a economia sobrevive da produção de queijo, minério e serviço público. Mais de 90% das pessoas já estão vacinadas contra a Covid-19 em sua primeira dose, e 40% com a segunda. A seca e a falta de chuva – é uma das cidades que menos chove na Paraíba – são realidades, mas não esmorece ninguém. A tecnologia; incentivos de financiamento oferecidos pelo Banco do Nordeste; assistência técnica e qualificação das equipes do Sebrae; e os programas socioeconômicos da prefeitura têm feito a diferença, têm feito a diferença.

A cidade é o 4º maior rebanho de animais da Paraíba. Produz, com leite de vaca e cabra, queijo de coalho, de manteiga, do reino, tipo minas, mussarela, ricota e o queijo trufado, entre outros. Provamos o queijo de vinho. Os produtores dos laticínios passaram por uma qualificação, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae.

Vocação para o Turismo

Pão de queijo de manteiga da panificadora São José – 50 anos de tradição. R$ 2.50 a unidade. Vende 30 por dia. Marcio Lourenço.

O prefeito de Soledade, Geraldo Moura, reconhece que o poder municipal nunca teve um olhar mais criterioso para o turismo. Para se ter uma ideia, pouco explorou a exposição da cidade na produção da Rede Globo, “Onde nascem os fortes”, superssérie que teve como cenários a Estação Experimental da Fazenda Pendência. Mais de 30 profissionais da emissora, entre eles, muitos atores, estiveram hospedados na rede hoteleira, caminharam pelas ruas, conversaram com os moradores, fizeram postagens nas redes sociais, mas pouco se soube disso. 

Moura disse que o Festival de Queijo é o ponta-pé inicial para uma reviravolta e já anunciou que, a partir de presença da ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na próxima semana, será startado o projeto de criação de um roteiro turístico, tendo a Fazenda Pendência como primeiro ícone.

O prefeito se comprometeu em “casar com o Turismo” e pretende estreitar relação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e PBTur, para buscar formas de inserir a cidade no Mapa Turístico da Paraíba.

 

 

Localizado no Cariri paraibano, o município e destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado. Além da gastronomia, tem no artesanato, no comércio e no beneficiamento de minérios, os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda para a produção cinematográfica.

O Festival do Queijo surgiu para potencializar a atividade que já é desenvolvida na cidade e integra as comemorações pelos 136 anos do município, que faz aniversário de emancipação no próximo dia 24 de setembro. Nesse mês, haverá ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, a ‘Mostra Soledade’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.

Fábio Cardoso –  Viajou a convite da Múltipla Comunicação e PBTur, com apoio da prefeitura