7ª FEMPTUR e 12º Fórum de Turismo do RN acontecem no Centro de Convenções nesta semana

Destaque Eventos

Nos dias 17 e 18 de setembro (sexta e sábado), o pavilhão Nísia Floresta do Centro de Convenções de Natal sedia a 7ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN – Femptur e o 12º Fórum de Turismo do RN. Seguindo rígido protocolo de biossegurança, o maior evento de turismo potiguar tem entrada e estacionamentos gratuitos, das 14h às 21h na sexta e, no sábado, com horário estendido das 12h às 22h, para apreciar o melhor do artesanato norte-riograndense, além de prestigiar as apresentações culturais e experimentar um cardápio típico variado na praça gastronômica.

Com mais de 60 stands, a Femptur é uma grande vitrine do Rio Grande do Norte. Entre passeios e viagens, artesanatos, cultura, fotografias, gastronomia, agricultura familiar e negócios, a Feira evidencia o que há de melhor em cada segmento.

Estão confirmados a participação dos municípios: Acari, Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Carnaúba dos Dantas, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Galinhos, Grossos, Guamaré, Ipanguaçú, Lagoa Nova, Lajes, Natal, Nísia Floresta, Monte das Gameleiras, Jucurutu, Parelhas, Parnamirim, Passa e Fica, Pedro Velho, Pipa (Tibau do Sul), Rio do Fogo, Santa Cruz, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra de São Bento, Sítio Novo, Tangará, Tibau, Touros, Vera Cruz, Araruna (PB) e Baraúna (PB).

Também estarão presentes os expositores: ABAV-RN, Canindé Soares Fotografia, Carla Belke Fotografia, Fecomércio-RN, InterTV Cabugi, Marazul Receptivo, Mix Internet, MSOM, PB Tur, SEBRAE-RN, SETUR-RN e EMPROTUR, Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS-RN), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS Natal), SEHRS Natal Grand Hotel, SindGuias RN, Startups SEBRAE e WhelTour.

Apresentações culturais

E uma grade de apresentações culturais idealizada especialmente para o público da Femptur e do Fórum, com artistas potiguares, atrações teatrais, musicais e folclóricas (Boi de Reis, Dança de Coco e Cordel), Mini Quadrilha Junina, e a novidade do ano: o Espaço do Autor Potiguar. Dentre os municípios que integram o Palco Cultural estão: Passa e Fica, Serra Caiada, São José do Mipibu, Touros, Lajes, Grossos, Pedro Velho, Canguaretama e São Miguel do Gostoso.

O palco é estrategicamente montado ao lado da área gastronômica (creperia, cafeteria, hamburgueria, restaurante de comidas típicas e bar) para proporcionar ao visitante a melhor experiência.

A Femptur e o Fórum de Turismo do RN têm organização de Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, da Argus Eventos; contam com o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sebrae-RN, Fecomércio-RN e Banco do Nordeste. Também dão suporte: DataShow Brasil, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e a InterTV. E os presidentes das principais entidades de classe do Turismo que participam ativamente do evento: Abdon Gosson (ABIH-RN), Michelle Pereira (Abav-RN), Júnior Câmara (Sindetur-RN), George Gosson (Natal Convention) e Júnior Lima (SindGuias-RN).

Fórum de Turismo do RN

Em sua 12ª edição, o Fórum de Turismo traz temas atuais e importantes a serem debatidos sob novas perspectivas, dentre elas, sustentabilidadeintegração regionaleconomia criativaturismo de aventura e turismo cultural. O acesso é gratuito, mediante inscrição prévia ou credenciamento na hora. Durante o Fórum acontece também, a Solenidade de Abertura e a entrega do “Troféu Reconhecimento aos Destinos Segmentados do RN”.

Na sexta (17), às 14h30 “O novo cenário para o turismo de eventos” abre o painel de debates, com o professor da UFRN, Ricardo Lanzarini como mediador; e os debatedores: George Gosson (presidente do Natal Convention Bureau), Leandro Martins (diretor da DataShow Brasil) e Sylvia Serejo (diretora da Verbos Eventos).

Já as 17h30 o assunto é “Maior integração das capitais do Nordeste”, mediado por Antônio Roberto Rocha (Argus Eventos) e os debatedores: Fernando Fernandes (secretário de turismo de Natal-RN), Daniel Rodrigues (secretário de turismo de João Pessoa- PB) e Alexandre Pereira (secretário de turismo de Fortaleza-CE).

No sábado (18), às 14h30, painel sobre “A tendência ascendente para o turismo de aventura e natureza”, como palestrante, o apresentador do Rota InterTv, Klênyo Galvão; mediação Marília Gonçalves (consultora de turismo) e os debatedores: Ana Sanehara Muller (empresária do turismo no RN, PE e RJ), Ary Pacheco (guia de turismo em montanhismo e escalada) e Ricardo Câmara (coordenador da Trilha Caminhos das Ararunas).

Às 16h, “Destinos turísticos sustentáveis: possibilidade ou utopia?”, com Wilker Nóbrega, professor da UFRN; mediador Gustavo Porpino (Argus Eventos) e os debatedores: Janielle Linhares (secretária de turismo de São Miguel do Gostoso-RN), Saulo Leão (secretário de turismo de Galinhos-RN) e William Lass (diretor do Serhs Natal Grand Hotel).

Às 17h30, o “Momento Empreendedor do Turismo Potiguar” e, para encerrar a programação do Fórum, às 17h50, o painel “Turismo cultural: chegou a hora do RN?!”, com Crispiniano Neto (presidente da Fundação José Augusto), mediado por Tatiane Fernandes (engenheira de produção cultural), e os debatedores: Ana Maria Costa (secretária de turismo do RN), Yves Guerra (analista técnico do Sebrae-RN) e George Costa (empresário e coordenador de turismo da Fecomércio).

Assessoria de Imprensa