EUA abrem edital para financiamento de projetos de preservação do patrimônio cultural brasileiro

Brasil

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil abrem edital para o Ambassadors Fund for Cultural Preservation (AFCP) – iniciativa que busca financiar projetos individuais de preservação do patrimônio cultural do Brasil. As propostas devem ser submetidas até o dia 30 de novembro por meio do site: https://br.usembassy.gov/embassy-consulates/grants-corner/.  

O AFCP tem como objetivo ajudar os países a preservar o patrimônio cultural e demonstrar o respeito dos EUA por outras culturas, preservando espaços ou objetos que possuam um significado histórico ou cultural para o Brasil. Para a seleção dos projetos, serão priorizadas atividades que sigam as normas internacionais de preservação do patrimônio cultural. As alternativas de atividades apropriadas para o AFCP seguem as linhas de anastylosis, conservação, consolidação, documentação, inventário, conservação preventiva, restauração e estabilização dos espaços e objetos culturais do país.

AFCP foi estabelecido em 2001 com o apoio do Congresso norte-americano e apoia a preservação de, por exemplo, sítios arqueológicos, edifícios e monumentos históricos, coleções de museus e formas de expressão cultural tradicional, como línguas indígenas e artesanato.

No ano passado, por meio do AFCP, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), recebeu recursos para ajudar a preservar e digitalizar seus arquivos. Em 2018, o financiamento também foi garantido para apoiar projetos de restauração no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa