Prefeitura de Cabedelo (PB) criará plataforma para cobrar ingressos para pontos turísticos a partir de 2022

Destaque Paraíba

Uma pesquisa da Federação do Comércio da Paraíba, de 2019, apontou que dos três roteiros turísticos mais visitados da Paraíba, dois estão localizados em Cabedelo, cidade localizada no litoral Norte, a 24 km de João Pessoa. São eles, o pôr do sol no Parque do Jacaré e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que surge em meio ao Oceano Atlântico conforme a tábua das marés. O outro ponto mais visitado é o Mercado de Artesanato da Paraíba, na capital paraibana.

Apesar de se estimar que cerca de 20 mil pessoas visitem o Parque do Jacaré apenas nos finais de semana, na baixa estação, nenhum centavo é revertido para os cofres da prefeitura de Cabedelo. O mesmo ocorre em Areia Vermelha, que chega a ficar congestionada de tantas embarcações como iates, catamarãs, lanchas e jet-ski nos finais de semana. Os passeios são vendidos mundo afora como se esses locais pertencessem a João Pessoa e essa mecânica está com os seus dias contatos.

A prefeitura de Cabedelo lançou nesta terça-feira (07) a campanha “Aqui é Cabedelo”, que vai muito além de peças promocionais, marketing em redes sociais e divulgação até mesmo nas esteiras e carrinhos de bagagens do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. A partir do primeiro trimestre de 2022, as pessoas que não residem na cidade e os turistas terão de pagar para ter acesso ao Parque do Jacaré, à Fortaleza de Santa Catarina e até mesmo nos passeios náuticos a bordo de catamarãs.

De acordo com o prefeito Vitor Hugo, a prefeitura vai começar a cobrar ingressos para acesso aos atrativos turísticos de Cabedelo, que estarão inseridos em uma plataforma no site da prefeitura. Segundo ele, não haverá outro canal de vendas desses pacotes, nem mesmo nas operadoras de turismo ou agências de viagens.

“Vamos realmente criar um voucher para que as pessoas que vem de fora já possam adquirir o passaporte para visitação dos nossos pontos turísticos, trazendo renda para a cidade, algo que nunca foi feito aqui. Muitas cidades se aproveitaram dos bens livres de Cabedelo, mas, agora não, Cabedelo passa a partir de agora a agregar o turismo à sua renda municipal”, revelou o prefeito durante o lançamento da campanha.

Vitor Hugo disse ainda, que a cidade é a capital do verão brasileiro. “Temos as maiores casas de shows e espetáculos, que estão para promover diversos shows com grandes atrações no verão, isso, cumprindo todos os protocolos de biossegurança, respeitando os decretos estaduais, para que a gente possa realizar esses eventos com total segurança. Iremos fiscalizar tudo e a gente espera que as pessoas colaborem para que possam se divertir com segurança e ter um pouco mais de alegria após esse período tão difícil que nós passamos nos últimos dois anos e que 2022 possa ser diferente.”

O secretário de Turismo, Haenel Farias, explicou que a prefeitura está conversando com a empresa que está criando o site, entendendo como será implementado o sistema de venda dos vouchers dos pontos turísticos de Cabedelo. “Nosso objetivo é que todos os nossos passeios, todas as entradas dos pontos turísticos, sejam vendidos por meio de apenas uma plataforma, para que a gente possa controlar melhor a quantidade de turistas que visita a nossa cidade, saber o que pensam da cidade, para que a gente possa também se programar para oferecer um conforto melhor a todos.”

“A plataforma colocará à disposição ingressos para o acesso de todos os equipamentos turísticos da cidade, seja para visita à Fortaleza de Santa Catarina ou o pôr do sol na praia do Jacaré, catamarãs, passeios náuticos, todos nós iremos concentrar nessa plataforma para termos controle, mas, acima de tudo, que possamos começar a arrecadar impostos com os gastos desses turistas”, disse Haenel Farias.

Parque Temático do Jacaré

O ponto mais visitado da cidade, o Parque do Jacaré, será cercado e cedido a uma empresa ganhadora de uma licitação que está prestes a ser publicada. O parque, que será temático, vai contar com amplos espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, terá um novo posto de informações turísticas, mini quadras esportivas, parque infantil, espaço kids, e letreiro “Eu Amo Cabedelo”. O investimento será de R$ 5 milhões.

“Nós vamos cercar o pôr do sol do Jacaré. A licitação já está pronta e o Parque vai ser temático, as pessoas vão pagar para entrar. As pessoas de Cabedelo terão acesso gratuito, mostrando a carteira de vacinação, comprovante de residência ou cartão do SUS, para participar dos nossos grandes passeios sem cobrar. A nossa ideia é cobrar de quem vem de fora. Todo mundo que viaja paga para assistir alguma coisa, então as pessoas vão começar a pagar para a cidade de Cabedelo”, pontuou o prefeito.

Fábio Cardoso