Clia Brasil diz que casos de covid-19 em navios atingem apenas 0,3% de passageiros e tripulantes

Brasil

A Clia Brasil não digeriu muito bem a recomendação da Anvisa de suspensão provisória da temporada de cruzeiros no Brasil. A indignação está expressada em números. Desde outubro de 2021, quando teve início a temporada 2021/2022, mais de 130 mil passageiros embarcaram nos navios da MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros. De acordo com a entidade que representa as empresas, menos de 400 casos positivos para covid-19 foram detectados em passageiros a bordo e tripulantes, o que representam 0,3%.

“Esses casos, em sua grande maioria assintomáticos ou com sintomas leves, foram identificados, isolados e desembarcados, conforme o protocolo vigente, assim como seus contatos próximos, representando pouca ou nenhuma carga para os recursos médicos de bordo ou em terra”, apontou a Clia em um dos trechos do comunicado.

“Levando em conta que nenhum ambiente está imune à covid-19, vale destacar que os navios, no momento em que vivemos, oferecem um dos maiores níveis de proteção, destacando-se como uma das mais seguras opções de férias, devido ao seu ambiente muito mais controlado, em relação a outros tipos de viagem ou meios de transporte”, ressaltou outro trecho.

A Clia Brasil reforçou ainda que entre os protocolos está o teste diário de mais de 10% da tripulação e dos passageiros, além da obrigação de testes pré-embarque, vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização), menor ocupação no navio, uso de máscaras, entre outras medidas.

Nesta segunda-feira (03), a Clia Brasil divulgou nota informando a suspensão da temporada 2021/2022. Até o dia 21 de janeiro, não haverá embarques de passageiros.

Redação