Prova da Unicamp aborda tema sobre a paraibana Juliette e Emicida

Cotidiano

Unicamp propôs, como temas da redação no vestibular 2022, que os candidatos escolhessem entre escrever um post “textão” sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet ou um manifesto que abordasse os cortes de verbas para a ciência nacional. O primeiro dia de provas da segunda fase ocorreu neste domingo (9).

As questões dissertativas incluíram uma música do cantor Emicida e a discussão no Twitter em que Juliette, vencedora do BBB 21, abordou xenofobia.

Além da redação, os candidatos responderam oito questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, além de duas interdisciplinares em língua inglesa.

Dentre os temas abordados nas questões dissertativas, destaca-se uma pergunta que usou a letra de Ismália, canção do álbum AmarElo (2019), de Emicida.

Na pergunta, a Comvest trouxe um trecho da letra e também do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, que na canção é declamado pela atriz Fernanda Montenegro. Em seguida, questionou quem são as “Ismálias” na obra de Emicida e qual o conselho de Ícaro na música, considerando o poema declamado e a denúncia do cantor.

Outra questão abordou o debate no Twitter entre Juliette, o cantor Chico César e a atriz e youtuber Antônia Fontenelle sobre o uso das expressões “ser paraíba” ou “fazer paraibada”, em que a ex-BBB reforça o caráter xenófobo dos termos.

A pergunta lembrou o contexto em que Antônia Fontenelle usou as expressões e a explicação dada por ela, além das respostas públicas feitas por Chico César e a ex-BBB.

Em seguida, o vestibular questionou o porquê da explicação de Fontenelle continuar sendo preconceituosa e pediu que o candidato reescrevesse a primeira frase do primeiro tweet, “desfazendo o preconceito enunciado por ela”.

Depois, pediu que o candidato explicasse o jogo de palavras no tweet de Chico César a partir do tweet de Juliette e a característica atribuída ao termo “paraíba” pelo artista.

G1