Toyota GAZOO Racing apresenta versão GRMN Yaris no Salão de Tóquio 2022, no Japão

Cotidiano

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) lançou, nesta sexta (14), o GRMN Yaris, no Salão de Tóquio 2022. Com 500 unidades disponíveis, a venda da edição limitada deve ter início ainda no segundo semestre deste ano no Japão. O GRMN Yaris é um modelo totalmente ajustado do GR Yaris, que passou por um refinamento rigoroso, com avaliação e testes de motoristas profissionais. Além disso, os clientes contarão com dois novos programas: um que entrega o tipo de evolução diária do veículo; e outro que executa a customização sob medida para os amantes do automobilismo.

Desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, o GR Yaris foi usado em várias iniciativas do esporte a motor, como a Super Taikyu Series, tradicional competição de endurance japonesa, na qual o próprio presidente Akio Toyoda assumiu o volante e participou, com a ROOKIE Racing. O veículo também desfilou performance no Campeonato Japonês de Rali, sagrando-se o campeão da temporada.

O GR Yaris foi aperfeiçoado por meio de um modelo de fabricação que prioriza a condução. As condições extremas de uso são identificadas por meio de feedback do motorista e, assim, resolvidas rapidamente. Cada carro pode ser adaptado ao estilo de direção da pessoa, para evoluir e maximizar os quesitos de segurança e conforto ao dirigir.

O desenvolvimento do GRMN Yaris teve seu propósito firmado no conceito de “entregar carros para clientes que evoluem rapidamente e possam se adequar a indivíduos no campo do automobilismo”. Com base nas lições aprendidas nas competições, a rigidez da carroceria foi aprimorada, o peso foi reduzido em aproximadamente 20 kg, a largura total foi aumentada em 10 mm, para melhorar a aerodinâmica, e a altura geral foi reduzida em 10 mm, para proporcionar um centro de gravidade mais baixo. Além disso, o modelo usa diferencial de deslizamento limitado mecânico, transmissão de engrenagem de relação estreita e um conjunto de engrenagem final baixo. O GR Yaris evoluiu para um carro que pode ser dirigido mais rápido e com mais tranquilidade, com melhor força de frenagem, mais aderência, maior estabilidade nas curvas e melhor desempenho, com base na percepção de pilotos profissionais.

GRMN Yaris – Divulgação Toyota
O modelo vem acompanhado do lançamento de dois serviços de pós-venda – Programa de Atualização e Programa de Personalização –, para aprimorar ainda mais a experiência dos consumidores que preferem uma condução mais esportiva. O GRMN Yaris também oferece o prazer de um carro de corrida com progresso contínuo, alcançando a evolução em tempo real. Assim, as experiências de condução realçam o desempenho.

RPMA Comunicação