Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia do coronavírus deverá impactar as festas de Carnaval. Embora, em muitos estados brasileiros, a situação do feriado esteja indefinida, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte ao longo de fevereiro segue com perspectiva de crescimento. São esperadas mais de 635 mil pessoas neste mês, 40% a mais que em fevereiro de 2021, quando 462 mil passageiros passaram pelo terminal. Além disso, estão previstas 5,7 mil operações de aeronaves ao longo deste mês.
“Apesar da atenção à variante Ômicron, com boa parte da população brasileira vacinada, inclusive com a dose de reforço, percebemos que se trata de um movimento natural e gradual de retomada da confiança dos passageiros e também da economia. No aeroporto seguimos todas as medidas de prevenção e combate à Covid-19 e estamos confiantes na melhoria do cenário em todo Brasil”, ressalta Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport.
Ele ressalta que os picos de movimentação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte devem ocorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro, ou seja, na quinta e na sexta-feira que antecedem o Carnaval. “A movimentação diária pode variar entre 27 e 28 mil pessoas, podendo atingir até 30 mil em um único dia”, afirma. Clayton acrescenta que de 24 de fevereiro a 2 de março, cerca de 155 mil passageiros devem passar pelo aeroporto.
Para atender à demanda, atualmente, o aeroporto conta com 40 destinos regulares. São eles: Belém (PA), Barreiras (BA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Carajás (PA), Comandatuba (BA), Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Guanambi (BA), Guarulhos (SP), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Jundiaí (SP), Marabá (PA), Maceió (AL), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA), e os internacionais Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá.
No intuito de manter as pessoas conectadas ao litoral, sobretudo pelo feriado de Carnaval, serão mantidos voos extras para destinos turísticos como: Porto Seguro, Vitória, Ilhéus, Maceió e Salvador. “Somos o aeroporto com mais voos para as regiões Sudeste e Nordeste. Pelo aeroporto, o mineiro consegue fazer voo direto, inclusive, para Jericoacoara. Para completar, nas últimas semanas, as companhias realizaram diversas promoções de passagens aéreas, o que contribui para a movimentação de passageiros”, conclui Clayton.
Assessoria de Imprensa