Aena Brasil apresenta projeto de ampliação dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande

Destaque Paraíba

A tão sonhada reforma e ampliação dos aeroportos da Paraíba – Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande – começou a se concretizar a partir desta segunda-feira (14). A Aena Brasil, empresa espanhola que ganhou o processo de concessão dos aeroportos do Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande, projetou para até junho de 2023 a conclusão dessas obras, inserindo a Paraíba no mercado de aviação comercial como um destino ainda mais competitivo.

Nesta segunda-feira, no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, em João Pessoa, a diretoria da Aena fez uma apresentação dos projetos dos dois aeroportos para representantes do trade turístico paraibano. Na oportunidade, Santiago Yus – diretor-presidente da Aena Brasil, revelou alguns detalhes dos projetos e a estimativa de atingir um movimento de passageiros em 3 milhões ao ano, até 2027 e até 6 milhões em 2039.

Na abertura do evento, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e presidente da Cinep, Rômulo Polari Junior, fez uma explanação sobre o potencial econômico da Paraíba, situando o Estado com um dos mais progressistas nos últimos anos, seja na geração de emprego e renda, no volume de recursos gastos em projetos de infraestrutura, assim como, o reflexo positivo para arrecadação de impostos, estimando um dos maiores crescimentos do PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste nos próximos anos.

Rômulo Polari Juniro, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, apresenta dados econômicos do estado durante solenidade na Cinep

O projeto do Castro Pinto mexe com toda a estrutura do aeroporto. O equipamento passará por ampliação de pistas de pouso, táxi, pátios para aeronaves e terminais de passageiros, instalação de novas pontes de embarque móveis. Prevê ainda mais espaço operacional para áreas de check-in, inspeção de bagagens, aduana e migração. Investimento em áreas comerciais, com a capacidade de receber mais lojas e restaurantes.   

É uma obra que colocará a Paraíba em um patamar acima, com condições de competir no mercado nacional e até internacional. Paralelamente, a Aena Brasil trabalha na divulgação do Destino Paraíba, tendo mostrado o potencial turístico durante a Feira de Turismo de Madri, na Espanha, um dos eventos mais concorridos e prestigiados do mundo, ocorridos no começo deste ano. Conforme Santiago Yus, João Pessoa está se preparando para ser protagonista, um concorrente forte de Recife e Maceió, outros dois aeroportos administrados pela empresa.

Nesse sentido, a Aena já vem promovendo uma série de ações junto às companhias aéreas nacionais e internacionais, buscando parceria para atrair mais voos para a Paraíba, com algumas promoções, a exemplo de descontos especiais para utilização de áreas do aeroporto. De acordo com Santiago Yus, sintonia com o Governo do estado e o trade será essencialmente para impulsionar a vinda de mais voos e, consequentemente, ampliar o número de passageiros embarcando e desembarcando.

Santiago Yus estava acompanhado de Raúl Moya – diretor de Operações, Infraestrutura e TIC; Marcelo Bento – diretor de Relações Institucionais e Comunicação; Karla Ceravolo, diretora do Aeroporto Internacional de João Pessoa; e Luciano de Lima Rodrigues, diretor do Aeroporto de Campina Grande.

Durante o período das obras, o movimento dos dois aeroportos não será alterado, garantiu Santiago Yus. Ao todo, a Aena Brasil está investindo cerca de R$ 1,2 bilhão em projetos em todos os aeroportos que está administrando no Nordeste. O executivo não revelou o montante investido nos dois aeroportos paraibanos.

Fábio Cardoso