Ministério do Turismo e LabTrans mapeiam infraestrutura de transportes da Região Nordeste

Brasil

OMinistério do Turismo e o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) realizaram um diagnóstico das infraestruturas de transportes existentes nas 10 rotas turísticas estratégicas da Região Nordeste, contempladas no programa Investe Turismo. O mapeamento abordou os modais de transporte das rotas Salvador e Morro de São Paulo; Rota das Emoções; Costa dos Corais; Aracaju e Cânions do São Francisco; Recife, Olinda e Porto de Galinhas; Fernando de Noronha; Costa do Descobrimento; Teresina e Serra da Capivara; João Pessoa e Litoral; e Natal e Litoral

Para ver o relatório na íntegra, clique AQUI.

“A iniciativa se relaciona com as ações promovidas pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Fórum MOB-Tur). O material possibilitará o planejamento do transporte turístico de passageiros para ofertar melhores condições de deslocamento aos destinos turísticos brasileiros”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Nos municípios que integram as rotas foram levantadas informações como a identificação das cidades pertencentes, de trechos ferroviários, portos organizados com terminais de passageiros, instalações portuárias de turismo e aeroportos. Também foi possível traçar as condições de transporte, incluindo a estrutura existente, integração dos modais e a disponibilidade de informações aos turistas.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, destaca que o mapeamento demonstrou o potencial de desenvolvimento da infraestrutura aquaviária na região. “A Região Nordeste é uma das mais visitadas do país, conhecida por ser um destino de sol, praia e cultura. Além disso, a região tem a vocação natural para o turismo náutico. Com este diagnóstico, será possível direcionar ações e investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento de turismo náutico de lazer e esporte”, destaca.

O diagnóstico integra apenas a primeira fase da parceria entre o MTur e o LabTrans. A próxima etapa será propositiva e terá como principal entrega o Plano Diretor de Mobilidade e Conectividade Turística. Nesse momento, será possível elaborar diretrizes para orientar todo o país a partir de ações com aplicabilidade em todos os municípios.

Ações

Além do estudo desenvolvido no âmbito desta parceria, a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões está organizando uma reunião extraordinária do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística para desenvolver o tema do turismo náutico no Nordeste, com previsão de data para abril de 2022.
Adicionalmente, o Ministério do Turismo lançou, no último dia 8 de março, um conjunto de entregas para promover e potencializar esse segmento no país, a exemplo do Portal do Turismo Náutico (turismonautico.turismo.gov.br), onde é possível obter informações específicas.

Outra iniciativa em curso, refere-se ao Termo de Execução Descentralizada (TED) para o desenvolvimento de infraestruturas de turismo náutico no Brasil, firmado entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ LabTrans). O termo tem por objetivo realizar estudos para diagnosticar a atual situação de marinas, píeres e rampas de apoio náutico no Brasil, evidenciando potencialidades turísticas e necessidade de investimentos. Além disso, serão desenvolvidos projetos conceituais para tipologias definidas e, posteriormente, elaborados anteprojetos de estruturas e instalações de apoio náutico destinadas ao turismo náutico de recreio e esporte em oito localidades selecionadas.

Rotas:

Rota Salvador e Morro de São Paulo é composta por três municípios baianos, que fazem parte de três regiões turísticas: Costa do Dendê, com Cairu; Baía de Todos os Santos, com Salvador; e Costa dos Coqueiros, com Mata de São João.

Rota das Emoções é composta por 17 municípios, que perpassam o estado do Ceará, Piauí e Maranhão, abrangendo 7 (sete) regiões turísticas, são elas: Fortaleza, com o município de Fortaleza; Polo Costa do Delta, com os municípios de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba; Litoral Oeste, com o município de Trairi; Litoral Extremo Oeste, com o município de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; Polo Lençóis Maranhenses, com os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão; o Polo São Luís, com o município de São Luís; e o Polo Delta das Américas, com os municípios de Araioses, Paulino Neves e Tutóia.

Rota Maceió e Costa Dos Corais é composta por seis municípios alagoanos que fazem parte de duas regiões turísticas: Costa dos Corais, com os municípios de Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres; e Grande Maceió, com o município de Maceió.

Rota Aracaju e Cânions do São Francisco é composta por seis municípios sergipanos que fazem parte de três regiões turísticas: Polo Costa dos Coqueirais, com os municípios de Estância, Laranjeiras, Aracaju e São Cristóvão; Polo das Serras Sergipanas, com o município de Itabaiana; Polo Velho Chico, com o município de Canindé de São Francisco.

Rota Recife, Olinda e Porto de Galinhas é composta por seis municípios pernambucanos que abrange três regiões turísticas: Costa História e Mar, com os municípios de Recife, Olinda e Ipojuca (Porto de Galinhas); Costa Náutica Coroa do Avião, com os municípios de Ilha de Itamaracá e Igarassu; e Histórica, dos Arrecifes e dos Manguezais, com o município de Tamandaré.

Rota Fernando de Noronha é composta por um município do estado de Pernambuco, que faz parte de uma região turística: Costa História e Mar, no município de Fernando de Noronha.

Rota Costa do Descobrimento é composta por dois municípios, todos dentro do estado da Bahia, que fazem parte da região turística da Costa do Descobrimento, com os municípios de Porto Seguro (e Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva) e Santa Cruz Cabrália.

Rota Teresina e Serra da Capivara é composta por três municípios, todos dentro do estado do Piauí, que fazem parte de duas regiões turísticas: Polo das Origens, com o município de São Raimundo Nonato (Serra da Capivara); Polo Teresina, com os municípios de Santa Cruz dos Milagres e Teresina.

Rota João Pessoa e Litoral é composta por três municípios, todos dentro do estado da Paraíba, que fazem parte de duas regiões turísticas: Rota Sanhauá, nos municípios de Cabedelo e João Pessoa; Trilhas dos Tabajaras, localizado no município de Conde.

Rota Natal e Litoral é composta por nove municípios, todos dentro do estado do Rio Grande do Norte, que fazem parte de duas regiões turísticas: Polo Costa das Dunas, que abrange os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Tibau do Sul (e Praia da Pipa e Praia do Amor) e Baia Formosa; Polo Costa Branca, no município de Galinhos.

Assessoria de imprensa – Foto: Cácio Murilo/MTur