APL oferece o curso Prioridade da Leitura em Sala de Aula; Público alvo são professores de Português

Cotidiano

A Academia Paraibana de Letras está oferecendo, para professores de Português da rede estadual de educação, o curso Prioridade da Leitura em Sala de Aula, com objetivo de divulgar os autores paraibanos. O projeto envolve 34 escolas da Primeira Região de Ensino e os professores de português das mesmas escolas, e vai acontecer durante todo este ano de 2022.

A primeira turma já começou com 56 inscritos e as aulas serão ministradas em abril, maio e junho. Os professores ministrantes são os escritores acadêmicos Ângela Bezerra de Castro, que abordará o tema Os Romancistas Paraibanos, e Milton Marques Júnior sobre A Poética de Augusto dos Anjos.

O presidente da Academia Paraibana de Letras, escritor Severino Ramalho Leite nomeou uma comissão formada pelos acadêmicos Helder Moura, coordenador, Ângela Bezerra de Castro, Milton Marques Júnior, José Octavio de Arruda Melo e Hildeberto Barbosa para a realização do projeto, que vem sendo muito aplaudido pela comunidade literária. “Fizemos um convênio com a Secretaria de Educação para esse objetivo. Internamente um curso para professores que se tornarão multiplicadores da ideia de divulgar o autor paraibano e incentivar a leitura e a redação”.

O presidente da APL também ressaltou que a outros acadêmicos comparecerão às escolas para aulas com o mesmo objetivo, de divulgar o autor paraibano.

Sobre a APL – A Academia Paraibana de Letras foi fundada em 1941, pelo professor, escritor e historiador João Rodrigues Coriolano de Medeiros. Sua sede está localizada na rua Duque de Caxias. É um espaço que abriga o auditório Celso Furtado, a biblioteca Álvaro de Carvalho, o Memorial Augusto dos Anjos, o Jardim dos Académos, e recebe, diariamente, a visita de moradores de João Pessoa e turistas. A APL é filiada a Federação das Academias de Letras do Brasil e tem como missão ser a casa do pensamento, além de divulgar os autores paraibanos. Promove seminários, conferências, debates, e abriga alguns projetos culturais, entre eles o Por do Sol Literário e a Confraria Sol das Letras. Publica a Revista da Academia, com ensaios e pesquisas dos acadêmicos.

Por Rosa Aguiar