Campina Grande perde o Trem do Forró e atrativo turístico deve ser implementado em Santa Rita

Destaque Paraíba

Após dois anos do silêncio no Parque do Povo, em Campina Grande, o QG do evento já está sendo preparado para voltar a promover uma das festas culturais mais conhecidas e badaladas do Brasil, o Maior São João do Mundo. O evento vai começar no dia 10 de junho até 10 de julho, com muitas novidades e atrações, mas desfalcada de um dos seus maiores atrativos: a Locomotiva ou Trem do Forró. 

Conforme o TURISMO EM FOCO apurou, não existe qualquer possibilidade de utilização dos trilhos entre Campina Grande e o distrito de Galante, roteiro utilizado pelos turistas, que se empolgam e dançam forró durante cerca de duas horas dentro de vagões de trens disponibilizados pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) para o período.

Técnicos da CBTU estiveram fazendo uma vistoria no percurso e constataram um estado de abandono absurdo por parte da empresa que administra aquele trecho. Apesar de disponibilizar os vagões, a Companhia não tem responsabilidade alguma pela manutenção daqueles trilhos. Entre os problemas constatados estão o arrombamentos de aterro, construções ilegais próximas aos trilhos, instalações de barracos, alguns em cima dos trilhos, entre outros problemas.

O TURISMO EM FOCO apurou ainda, que, caso queira incrementar os festejos juninos com o Trem do Forró, isso só deverá acontecer em 2023, caso o projeto de recuperação, ou mesmo reconstrução do trecho seja iniciado imediatamente. Um possível complicador será o volume de recursos que devem ser empregados no projeto. Por baixo, com valores defasados, o investimento seria de cerca de R$ 21 milhões, R$ 1 milhão para cada um dos 21 km entre Campina Grande e Galante. 

Santa Rita pode ter Trem do Forró

Se Campina Grande está perdendo o atrativo do Trem do Forró em 2022, Santa Rita deve ser contemplada com esse novo atrativo no período junino. A Prefeitura mandou um ofício, nesta quarta-feira, para a Superintendência da CBTU-JP no qual solicita um estudo para cessão de vagões para que seja criado o Trem do Forró. 

A CBTU tem um prazo de 10 dias para emitir um parecer, mas, de acordo com o que foi apurado pela reportagem, ele será positivo, tendo em vista não haver qualquer obstáculo de logística entre João Pessoa e Santa Rita. O Trem do Forró seria utilizado em três datas em junho (todos no domingo), das 10h até o final da tarde. 

A ideia da prefeitura de Santa Rita, é utilizar a Praça principal da cidade como uma área para a promoção de shows com bandas de forró e da MPB no período junino. Os turistas e paraibanos seguiriam de trem, passando o dia celebrando os festejos juninos durante o dia. Na praça, seriam instalados palco, camarotes e disponibilizado um setor para a concentração das pessoas. Será criado um setor de gastronomia, para consumo de comida e bebidas típicas ou não. Os comerciantes deverão ser cadastrados pela prefeitura.

Fábio Cardoso