Transações de pagamento dos viajantes internacionais na AL e no Caribe superam os números de antes da pandemia, aponta Visa

Brasil

 O turismo na região América Latina e Caribe (LAC) reaqueceu, segundo dados da Visa Consulting & Analytics (VCA). A consultoria da Visa analisou as transações presenciais realizadas com credenciais Visa na América Latina e no Caribe nos meses de março de 2020 (antes das medidas sanitárias implementadas por causa da covid) e março de 2022 e identificou um aumento no uso de credenciais em transações presenciais e cross-border (fora do país de emissão do cartão). Para se ter uma ideia, ao comparar o número de transações realizadas em março de 2020 e março de 2022, o time de VCA encontrou um crescimento médio superior a 86% no número de transações cross-border Visa na região.

O time de consultores de VCA também analisou os países nos quais foram registrados o maior número de credenciais únicas realizando transações cross-border em março de 2022. Argentina, Porto Rico, Brasil, Chile são os países e territórios que tiveram mais viajantes internacionais fazendo transações presenciais com uma credencial Visa.

As análises realizadas pela VCA listaram os destinos na LAC com maior crescimento no número de transações Visa realizadas por viajantes internacionais em março de 2022, se comparadas às de março de 2020. Os destinos no Caribe e na América Central tiveram o maior crescimento no número de transações cross-border presenciais Visa: dos 10 maiores crescimentos, 9 estão nessa subregião. República Dominicana, Porto Rico e Costa Rica lideram o ranking, seguidos de El Salvador, Paraguai, Aruba, Honduras, Guatemala, Panamá e Belize.

“Os turistas internacionais estão usando mais as credenciais Visa para fazer pagamentos em suas viagens à América Latina e ao Caribe. Isso é reflexo de uma maior assimilação dos benefícios atrelados ao uso de pagamentos digitais, como segurança e conveniência, mas também do aumento da aceitação, se comparada aos anos anteriores. Cartões e credenciais digitais se tornaram algo comum no dia a dia do consumidor e nas viagens”, conta Javier Vázquez, diretor regional de Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.

Além de segurança e conveniência, outro ponto de destaque da análise de VCA é que o viajante também está se beneficiando de novas tecnologias. Os pagamentos cross-border com a tecnologia por aproximação também cresceram em relação a março de 2020 — cerca de 53% em toda a América Latina e Caribe. Isso é reflexo direto da maior adoção da tecnologia e do aumento no número de estabelecimentos comerciais habilitados a receber esse tipo de pagamento. Entre os países que apresentaram os maiores crescimentos no número de transações cross-border por aproximação no período analisado estão Guatemala, Honduras, El Salvador, República Dominicana e Panamá.

A análise foi realizada com base em dados transacionais da VisaNet de março de 2020 e março de 2022, comparando o número de transações, o gasto nominal em dólares e o número de credenciais Visa realizando transações durante o período e o país especificado. A análise inclui os seguintes países e territórios na região América Latina e Caribe: Anguilla, Antígua e Barbuda, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Bolívia, Brasil, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Dominica, República Dominicana, Ilhas do Caribe Holandês, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, St. Maarten, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Americanas e Uruguai.

InPress Porter Novelli