Rota Cultural Caminhos do Frio movimenta a economia da região do Brejo da Paraíba

Destaque Paraíba

Depois de dois anos sem acontecer devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a Rota Cultural Caminhos do Frio retoma sua programação no Brejo paraibano. Com início em 4 de julho no município de Areia, o evento contará com uma diversificada programação cultural, além de turismo de vivências e experiências. O evento, realizado pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, conta com apoio do Sebrae Paraíba, governo do estado e Rede Paraíba de Supermercados.

Este ano, a Rota homenageará o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon, falecido em 2020. Além disso, a programação, que poderá ser conferida na íntegra no site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/, focará em apresentações com artistas da terra. Passando por nove municípios da região, o evento terá início em Areia, com uma programação no período de 4 a 10 de julho, e encerrará na cidade de Alagoa Grande, cujas apresentações culturais e vivências turísticas ocorrerão entre 29 de agosto e 4 de setembro, totalizando mais de 60 dias consecutivos de Rota Cultural.

Durante o lançamento oficial da programação do evento, que ocorreu em Bananeiras, no Largo da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, houve a apresentação de Moisés Lima, filho do homenageado Pinto do Acordeon, levando bastante emoção ao público presente. A Orquestra de Sanfoneiros da Cidade de Matinhas e personagens da Economia Criativa da região também participaram dos momentos de exibições artísticas culturais ao longo do lançamento. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraíba, Neto Franca, e a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, participaram do evento de lançamento da programação do Caminhos do Frio.

Para a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a retomada do Caminhos do Frio significa o retorno do pertencimento, da integração e das conexões de todo o Brejo paraibano em prol da identidade cultural e da singularidade do território da região. “Turismo rural, cultural, de aventura e ecoturismo fazem parte da rota porque é algo buscado pelos turistas que vão ao Brejo. Eles podem aproveitar a vivência durante o dia e excelente programação cultural à noite, com o frio da região serrana. O Sebrae faz parte da história do Caminhos do Frio e hoje vê essa maturidade que o setor do turismo do Brejo ganhou, com governança fortalecida por meio do Fórum de Turismo que serve de referência para outras regiões do estado”, destacou.

Por sua vez, o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Sousa, enfatizou que, na programação da rota, cujo turismo é 100% rural, haverá oficinas de produção de tapioca colorida, de cocada, de cachaça e outras focadas no empreendedorismo local e na oferta que a região tem a oferecer. “Estamos com grandes expectativas, pois tudo foi pensado de forma aos turistas vivenciarem o local e observarem o desenvolvimento da economia da região, que gera emprego e renda. Além disso, há uma curiosidade em conhecer a identidade e cultura do Brejo paraibano, que é uma das principais regiões turísticas do estado”, afirmou.

https://youtu.be/1lJ7ZoXckGU

A Rota
A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Durante os meses de julho a setembro, o clima nesta região fica em média 12 graus.

Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria de imprensa