Prefeitura de João Pessoa participa de encontro nacional de Observatórios de Turismo

Destaque Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa está representada no VI Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo pelo secretário executivo de Turismo e coordenador do Radar de Inteligência da Economia do Turismo da Capital, Ferdinando Lucena. O evento acontece até esta sexta-feira (8), em Natal (RN), com a participação de especialistas, pesquisadores, representantes do Ministério do Turismo e observatórios de turismo de estados e municípios de todo o país.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, “a participação da secretaria no evento é importante e estratégica para aprimorar as ações do RIET/JP, agindo de forma articulada, trocando experiências de gestão, harmonizando metodologias e operacionalização de pesquisas que monitorem nosso setor”, frisou.

Entre os temas que estão na pauta do encontro constam a importância das pesquisas em rede no turismo, políticas públicas e inteligência de mercado, geração de indicadores para atração de investimentos privados, instrumentos de pesquisa e inovação, unificação de metodologias e de modelos estatísticos quando da realização das pesquisas, boas práticas em pesquisas e sistemas de informação especializada.

“O monitoramento do setor é muito importante não só para a definição de ações como também instrumento de avaliação e tomadas de decisão mais eficientes. Esta integração, por meio da rede, permite a troca de experiências e a união para trabalhos macros com o apoio do Ministério do Turismo”, observou Ferdinando Lucena.

Integração – O Radar de Inteligência da Economia do Turismo de João Pessoa (RIET/JP) integrou-se a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) no último mês de junho quando foi lançado pela Setur e tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e disseminar informações sobre a evolução da atividade turística na cidade de João Pessoa, além de contar com a parceria de várias instituições do trade turístico, UFPB, Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Sebrae e o Centro Estratégico de Inovação Territorial de Portugal.

Seco, João Pessoa