Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande registram aumento de passageiros em julho

Destaque Paraíba

O movimento de passageiros nos aeroportos da Paraíba – Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande – apresentou crescimento em julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de 3,4% e 85,7%, respectivamente. De acordo com dados da Aena Brasil, empresa espanhola que administra os dois equipamentos, passaram pelos portões do Castro Pinto 113,743 passageiros (embarcando ou desembarcando). Já em Campina Grande, 16.920 pessoas utilizaram o aeroporto para viajar.

Dos aeroportos administrados pela Aena no Nordeste, apenas o de Maceió (AL) registrou queda, de 1,1%, no número de passageiros embarcados e desembarcados, no período apurado. Os dados são fornecidos à empresa pelas companhias aéreas que operam nos equipamentos paraibanos (TAM, Azul e Gol Linhas Aéreas).

No acumulado do ano, comparado com o mesmo período de 2021, o Castro Pinto atendeu 692.901 passageiros, uma alta de 23,9%. O João Suassuna, por sua vez, recebeu 86.785 passageiros, um crescimento de 54,7%. O maior crescimento de movimento foi no aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), com alta de 66,5%.

Em relação ao número de voos/operações, não houve crescimento no aeroporto de João Pessoa entre junho e julho. Foram 1.099 operações nos dois meses. No aeroporto de Campina Grande, aconteceram 270 operações, com alta de 16,9%. No ano, o Castro Pinto recebeu 6.939 voos, alta de 7,9%, e Campina Grande 1.705 voos, elevação de 19,1%. O aeroporto de Juazeiro do Norte também registrou a maior alta entre os equipamentos da Aena, com 47,2%.

Fábio Cardoso