Clube Turismo projeta expansão e abertura de mais 180 pontos pelo Brasil

Brasil

A Clube Turismo, a maior e mais premiada microfranquia de turismo do Brasil – projeta chegar a 622 unidades até o final do ano, graças ao bom serviço prestado durante a pandemia e ao retorno das viagens. “Apresentamos um crescimento contínuo da rede, fato que nos permite estar no ranking Associação Brasileira de Franchising (ABF) entre as 50 maiores redes de franquia do país e a sexta maior, entre as microfranquias (com investimento até R$ 105 mil)”, comenta Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede. Em 2021 a Clube Turismo inaugurou 120 unidades e, para 2022, a expectativa é abrir mais 180 pontos. A rede conta atualmente com três modelos de negócios: Home Office, Home Office Prime e Loja.

A região mais representativa para a Clube Turismo é a Sudeste, composta por 268 franqueados, seguida pela Nordeste, com 129 pontos. Para a executiva, alguns fatores contribuem para o crescimento da rede, tais como recuperação ainda mais intensa para 2022, diante do atual cenário de controle da pandemia, sucesso da vacinação, desejo das pessoas de viajarem pelo Brasil e para o exterior e de usufruírem das experiências de cruzeiros, especialmente na América do Sul.

Manter a rede ativa e positiva diante das situações que o mercado expôs, foi um dos grandes desafios para o período de pandemia. “Mantivemos constante suporte operacional, em treinamentos e em comunicação, de modo a mantermos nossos franqueados atualizados sobre legislações específicas do turismo criadas nesses dois últimos anos, sobre produtos, destinos e oportunidades de vendas”, explica Ana.

De estagiária a CEO
Conhece aquela história de uma estagiária que chegou ao cargo máximo da empresa? Pois então, pode-se dizer que esse enredo cabe perfeitamente na vida profissional da CEO da Clube Turismo, Ana Virginia Falcão. Aos 22 anos de idade, a então estudante de turismo, consegue vaga para estagiar na empresa que se tornaria a Clube Turismo. A sintonia entre ambas as partes foi imediata.

Aos 25 anos ela se tornou a primeira mulher a comandar a maior microfranquia de agências de viagens do país e ajudou a elaborar o formato de franquia, que alcançou mais de 540 unidades em 2021 e figura atualmente entre uma das maiores redes de agências de turismo do país, na 6 ª posição no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF)A relação de Ana com o setor começou quando ela tinha 19 anos de idade e ingressou no curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba. Ela conta que já nos anos iniciais do curso, tinha o desejo de conciliar a teoria aprendida na faculdade com a prática que apenas o mercado poderia oferecer. Por indicação de uma colega da faculdade buscou oportunidade de estágio na empresa que hoje dirige, mas não foi selecionada para a vaga!

Na época, Ana queria aprender sobre o setor e buscava conhecimento em todas as áreas que envolviam a profissão, estagiou no setor público, em agências de viagens e atuou na hotelaria. Em 2006, recebeu um convite da agência que a havia reprovado no processo seletivo de estágio. Em 2007, foi efetivada como agente de viagens e em menos de 2 anos tornou-se CEO e Co fundadora da empresa Clube Turismo. Hoje é também sócia de uma das unidades franqueadas da Rede.

“A identificação com o segmento de agenciamento de viagens, com os dois sócios responsáveis pela agência de viagens local e a liberdade por eles concedida de desenvolver um projeto de expansão do negócio e do agenciamento de viagens, através do sistema de franquias, fizeram-me criar raízes e laços profissionais e afetivos para consolidação desse projeto que impacta fortemente na vida de tantas pessoas”, comenta Ana.

Em 2009 foram abertas as primeiras unidades franqueadas. Hoje, com mais de 564 franqueados em todo o Brasil, a rede faturou em 2021 R$ 79 mi e para 2022 estima R$120 mi.

Texto & Imagem