Experiências: Ruraltur terá apresentações culturais de 19 municípios paraibanos

Destaque Paraíba

A cultura de um local é uma das formas de atração de turistas, capaz de ofertar momentos únicos e tornar um lugar ainda mais procurado por quem busca novas experiências. Pensando nisso, a Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur), que chega a sua 18ª edição em setembro deste ano, contará, em sua programação, com 25 apresentações culturais de grupos, bandas e artistas de pelo menos 19 municípios paraibanos, entre eles Araruna, Pilões, Cabedelo, Conde e Dona Inês. 

“A programação de apresentações culturais na 18ª Ruraltur enriquece a experiência do turismo rural e promove a oferta de turismo criativo e colaborativo dos municípios turísticos paraibanos, com beleza, cultura e pertencimento”, destacou a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB e organizadora da Feira, Regina Amorim.

O grupo Serras de Bananeiras vai abrir a programação cultural da Ruraltur, com apresentação de danças folclóricas no dia 8 de setembro, a partir das 16h30. De acordo com Mércia Maria, professora responsável pelo grupo, os integrantes também praticam dança moderna e, entre o repertório de estilos, estão o camaleão, xote, baião, coco de roda, ciranda e quadrilha. O grupo existe há pelo menos 16 anos.

“A expectativa é de fazer uma boa apresentação, mostrar meu trabalho, ter novos conhecimentos e ganhar experiência buscando oportunidade. A realização da Ruraltur em Bananeiras é muito importante, pois quem vem precisa conhecer a história da cidade, do seu povo e seus costumes. Uma cidade sem cultura é uma cidade morta. O turista gosta de ver coisas diferentes e ninguém visita uma cidade que não tem o que se mostrar. Eles querem e gostam de novidades”, enfatizou.

Bananeiras registra maior fluxo de turistas

O município de Bananeiras vem se destacando no turismo, com crescimento significativo no fluxo de turistas, aliados aos residentes flutuantes que vêm aos condomínios. É a avaliação da secretária de Turismo de Bananeiras, Karina Leon. Segundo relatou, a cidade tem experimentado uma ótima aceitação por parte do público, tanto nas ações de cultura como de turismo.

“O evento do São João demonstrou ousadia e singularidade, assim como o Caminhos do Frio. A Ruraltur vem coroar as nossas ações e imprimir um posicionamento em defesa da cultural local, portanto, um presente que a cidade recebe em sediar o evento”, destacou. A secretária afirmou, também, que a cidade identificou o turismo Rural como uma referência para o Mapa do Turismo no Brasil, além de já possuir, naturalmente, características que remontam a vida no campo, com bastante verde e paisagens. Além disso, aliada a outras cidades, Bananeiras possui atividades de esporte e lazer que promovem experiências da vida rural ao turista.

“O evento da Ruraltur vai reafirmar o nosso posicionamento de cidade com características e investimentos no Turismo Rural, além de atrair novos investimentos para atuar na modalidade. Ainda, o público terá a oportunidade de conhecer o grande potencial que é a experiência no turismo, consolidando uma das maiores tendências do comportamento humano que é se reportar às suas origens”, salientou.

Ruraltur – Nesta edição, a Ruraltur será realizada em Bananeiras, no período de 8 a 10 de setembro, e terá, na programação, o Seminário de Turismo Rural, com palestras que abordarão temas como sustentabilidade, turismo de experiência, rotas turísticas, ecoturismo e economia criativa, entre outros.

A Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur) tem o objetivo de promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade. Realizada pela primeira vez em 2005 pelo Sebrae/PB, o evento passou a ser itinerante desde 2015.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Assessoria de imprensa