A região do Brejo é uma das mais ricas da Paraíba e começa a se notabilizar com as atividades relacionadas à cadeia produtiva do Turismo. A Paraíba conta com 53 municípios em 12 regiões turísticas no Mapa do Turismo brasileiro 2022 e o Brejo é representado por 14 municípios, a maior força do Estado. De acordo com o presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Jaime Souza, a força da região tem sido demonstrada por meio de uma instância de governança que tem transformado para melhor a vida de milhares de pessoas e, sobretudo, afastado a velha prática política de cada um por si.
A Rota Cultural Raízes do Brejo, lançada em uma solenidade no Engenho Boa Vista, em Serra da Raiz, caracteriza bem o desafio de administrar a política de desenvolvimento econômico por meio de um projeto voltado para o turismo cultural, incentivando o empreendedorismo nas áreas da Gastronomia, Artesanato e Cultura, um tripé que começa a aflorar novos horizontes antes, durante e após a passagem da Rota em cada município por onde ela tem passado, pelo menos, nos últimos três anos.
O projeto do Raízes do Brejo chega à sua quarta edição após dois anos sem qualquer tipo de atividade em decorrência da pandemia da Covid-19. A Rota terá início no dia 23 de setembro, sendo encerrada no dia 11 de dezembro, passando por Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos. O evento segue o mesmo modelo da Rota Cultural Caminhos do Frio, com as atividades acontecendo sempre a partir da sexta-feira até domingo.
Em seus discursos, todos os prefeitos das cidades destacaram a união no sentido de um ajudar o outro para a realização da Rota Cultural. Nesse sentido, os prefeitos foram sinceros ao afirmar que todos dependem de todos e que o trabalho que vem sendo desenvolvido para organizar o evento consegue interação também da população dos municípios, que têm participação decisiva na organização das feiras de Gastronomia e Artesanato, na elaboração das oficinas e debates e também na programação cultural.
Força dos parceiros
Jaime Souza destacou a participação de entidades como o Sebrae da Paraíba, a Fecomércio e o Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) no incentivo e apoio ao desenvolvimento desse projeto. “É fundamental a presença dessas instituições para a capacitação, a realização dos cursos e na divulgação da Rota, atos que fortalecem ainda mais esse projeto, que envolve milhares de pessoas”, afirmou o presidente do Fórum.
De acordo com o prefeito de Serra da Raiz, Luiz Gonzaga, a Rota Cultural tem despertado o empreendedorismo na cidade e gerado novos empresários, com mais empregos e renda. Ele citou atividades como gastronomia e artesanato como principais interesses das pessoas, que têm começado a ter renda extra durante a passagem da Rota na cidade. “Muitos continuam nessa atividade, procurando se capacitar e melhorar os seus produtos”, disse o prefeito.
Datas da Rota Cultural Raízes do Brejo
Belém – 23 a 25 de setembro
Alagoinha – 7 a 9 de outubro
Duas Estradas – 14 a 16 de outubro
Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro
Serra da Raiz – 4 a 6 de novembro
Borborema – 11 a 13 de novembro
Dona Inês – 18 a 20 de novembro
Guarabira – 25 a 27 de novembro
Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro
Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro
Mapa do Turismo do Brasil/Paraíba
53 municípios e 12 regiões turísticas
Região do Brejo: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Borborema, Dona Inês, Duas Estradas, Juarez Távora, Matinhas, Pilões, Remígio, Serra da Raiz, Serraria e Solânea.
Fábio Cardoso