Expedição homenageia primeira mulher que subiu o Pico do Yayú, na Paraíba, em setembro de 1960

Destaque Paraíba

No próximo domingo (18), será realizada uma expedição para comemorar 62 anos da primeira vez que uma mulher subiu o Pico do Yayú, monolito de cerca de 400 metros localizado no município de Santa Luzia, à margem da BR 230, entre aquela cidade e São Mamede, na Paraíba.

Organizada pelo Projeto Yayú Aventura, que vem desenvolvendo iniciativas de ecoturismo na região, a 2ª Expedição Carmita Ferreira homenageará essa santa-luziense que, em 18 de setembro de 1960, junto com 18 homens, chegou ao topo do monolito, onde foi erguido um cruzeiro e colocada a bandeira do município. Para integrar a excursão, os organizadores convidaram descendentes dessas 19 pessoas.

A expedição também objetiva chamar atenção para a necessidade de as empresas que estão instalando usinas de geração de energia solar e eólica na região realizarem compensações para o município à altura dos impactos ambientais e sociais causados pelos empreendimentos.

Desde 2020, o Yayú Aventura vem realizando excursões na região de Santa Luzia e municípios vizinhos, mapeando trilhas e sítios de interesse histórico ou geográfico, incluindo iniciativas adequadas de preservação. Em agosto, teve acolhida, pela Câmara de Vereadores, sua proposta para a criação da Semana Municipal do Ecoturismo e do Turismo Sustentável. O projeto de lei encontra-se em tramitação.

Assessoria de imprensa