Sai a lista preliminar para cinco vagas do Livro dos Mestres e Mestras

Paraíba

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou na terça-feira (27) o resultado preliminar do edital – file:///C:/Users/elizabeth/Downloads/DO%20-%20lista%20preliminar.pdf  – que seleciona nomes para cinco vagas no Livro de Registro dos Mestres e Mestras das Artes Canhoto da Paraíba (Rema). 

A lista preliminar tem 30 inscrições com indicações feitas por instituições. De acordo com o Aviso de Edital publicado no Diário Oficial do Estado, os candidatos listados com situação ‘pendente’ deverão corrigir as faltas até às 23h59 do dia 3 de novembro de 2022.

A não correção dessas informações tornará a inscrição indeferida por falta de documentação. A Comissão do Rema disponibilizou o e-mail inscricaorema2022@gmail.com para que os inscritos regularizem suas informações, seguindo as exigências da lista preliminar.

Como fazer
O Edital de Aviso é uma lista com cinco colunas, onde estão informados o n° da inscrição, o nome do candidato (a), o nome da instituição proponente, a situação em que a indicação se encontra e as pendências (que podem ser falta de questionário complementar; falta de comprovante de residência há mais de 20 anos na PB, falta de comprovação de que a entidade é legítima, etc).
Dentro do prazo estabelecido (até 3 de novembro), as pendências devem ser resolvidas, encaminhando-se a documentação que falta pelo e-mail fornecido pela Comissão do Rema.

Reconhecimento e pensão vitalícia
O Rema é a Lei Canhoto da Paraíba, que foi criada em 2004 com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba.

Através do Registro no Livro, pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba, nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral recebem e repassam para as novas gerações, recebem o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas.

Também se concede um valor vitalício, correspondente a dois salários mínimos mensais, como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas.

O Governo do Estado passa, após essa titulação, a acompanhar esses mestres, podendo incluí-los em projetos e programações culturais por convite.

Secom Paraíba