Na abertura do BTM, ministro do Turismo reforça o discurso do “mais Brasil, menos Brasília”

Destaque Paraíba

Não vivemos no país da maravilha, mas também não estamos vivendo em terra arrasada. Na abertura do  11º Brazil Travel Market, considerado um dos maiores eventos B2B do Turismo brasileiro, nesta quinta-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, essas duas tendências ficaram meio explícitas nas palavras dos oradores durante a solenidade oficial. 

O ministro do Turismo, Carlos Britto, afirmou que o Brasil vive o seu melhor momento no turismo, tendo faturado cerca de R$ 90 bilhões no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado. Falou ainda, que os aeroportos tiveram um movimento de 50 milhões de embarques, elevação de 49%, comparados os mesmos períodos. E também, foram gerados 670 mil empregos com carteira assinada, grande parte nas atividades ligadas ao turismo.

Carlos Britto não deixou de falar sobre as ações que o Ministério do Turismo tem desenvolvido ao longo do atual governo. Pelas contas dele, foram mais de duas mil obras e investimentos superiores a R$ 2 bilhões, além de participação em praticamente todas as feiras de turismo no Brasil e no exterior. Foram mais de 180 eventos e 600 atividades de divulgação do destino Brasil. “Seguimos a máxima de mais Brasil, menos Brasília”, enfatizou o ministro.

Sobre o tema da aviação comercial e as críticas recebidas do secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o ministro disse que o governo atual abriu o mercado para as companhias aéreas internacionais, mas que nenhuma, ainda, demonstrou interesse em investir no Brasil, segundo ele, em função da elevada burocracia e carga tributária. De acordo com ele, caso Jair Bolsonaro seja reeleito presidente e ele continue na pasta, o setor será uma prioridade, com ações efetivas para resolver esse gargalo. 

BTM é necessário

Carlos Britto falou sobre a importância da realização do BTM no Nordeste, afirmando que o evento se tornou uma referência no Brasil e no exterior, fazendo com que os outros estados da região possam ter protagonismo também. “Sempre estamos abertos para participar do evento e investir na divulgação dos destinos turísticos brasileiros”, disse o ministro.

Fábio Cardoso