João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

Destaque Paraíba

Com 1.184.799 votos, o governador João Azevêdo (PSB) foi reeleito, neste domingo (30), em segundo turno, para comandar o estado da Paraíba pelos próximos quatro anos. Com 97,19% das urnas apuradas, às 18h51, ele pode ser considerado ele, com 52,33% dos votos válidos, contra 47,67% (1.079.450) de Pedro Cunha Lima (PSDB).

O vice-governador eleito é Lucas Ribeiro (PP), atual vice-prefeito de Campina Grande e filho da senadora Daniella Ribeiro (PP). Lucas deve renunciar ao cargo municipal até o fim do ano.

A chapa foi eleita com a coligação ‘Juntos Pela Paraíba’, formada por dez legendas: PSB, Agir, PP, Avante, PMN, PSD, Solidariedade, Podemos, Republicanos e Patriota.

João venceu uma disputa apertada no 2º turno, embora sempre estivesse na liderança. No 1º turno, o governador venceu a disputa com 863.174 votos, contra 520.155 do adversário. A diferença foi de 343.019 votos, que diminuiu drasticamente neste segundo turno.

O resultado é melhor do que o revelado na última pesquisa IPEC, divulgada neste sábado (29), que apontou vitória de João Azevêdo (PSB) com 53% dos votos válidos contra 47% de Pedro Cunha Lima.

João é natural de João Pessoa, tem 69 anos e é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Paraíba. Apesar de passagens em cargos de auxiliares no Executivo, ele entrou mais tardiamente na vida política, disputando pela primeira de uma eleição em 2018.

Ao longo da sua carreira, foi secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba entre 2011 e 2018 e só deixou o cargo para concorrer ao Governo da Paraíba. Naquele ano, foi eleito governador em primeiro turno.

Ele é o quarto governador a conseguir se reeleger na Paraíba desde que o instituto da reeleição foi aprovado no Brasil. Apenas José Maranhão, em 2010, não conseguiu se eleger estando no cargo.

Na disputa nacional, João Azevêdo desde o início declarou voto em Lula (PT). No primeiro turno, contudo, o candidato petista não retribuiu o apoio, o que acabou fazendo no 2º turno. Nos dois turnos, no entanto, João recebeu o apoio de Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula e do mesmo partido do paraibano.

Converso Política