Prefeitura de Campina Grande (PB) lança “Estrelas da Borborema”

Destaque Paraíba

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), convida toda população para as apresentações de encerramento de aulas do Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho (CCLR). O “Festival Estrelas da Borborema” será realizado de 7 até 10 de novembro, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Nos quatro dias de apresentações, várias linguagens artísticas serão homenageadas: música, dança, artes cênicas e artes visuais. Os estudantes se prepararam durante todo o período letivo, culminando nos espetáculos de final de ano.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Natália Rodrigues, vários ensaios gerais foram realizados, além das aulas cotidianas, inclusive no próprio Teatro Municipal Severino Cabral, para reconhecimento de palco. A arte-educadora reconheceu a importância do festival no sentido de apresentar um resultado desenvolvido pelos alunos, sejam eles veteranos ou iniciantes.

“É uma ação extremamente importante para mostrar a força e o trabalho do professor em sala de aula, com os próprios alunos”, completou.

O estudante do curso de Danças Urbanas, Niara Macêdo, falou sobre a ansiedade e expectativa com relação às apresentações. Ele destacou que elas representam um momento de celebração dos talentos de Campina Grande, acolhidos e desenvolvidos através do Centro Cultural, um importante equipamento de formação artística.

“A sensação é de ansiedade tanto da minha parte, como imagino que por parte dos meus colegas e dos nossos professores […] É um momento em que o público poderá ver um encontro de pessoas que vêm de diversas partes da cidade, e que, ao decorrer do ano, se aperfeiçoaram e cuidaram em desenvolver uma apresentação linda”, disse.

Resultado final das atividades desenvolvidas pelos cursos

A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, também enfatizou a importância das apresentações que representam o resultado final das atividades desenvolvidas pelos cursos no ano de 2022 do CCLR. Segundo a secretária, os espetáculos não só demonstram o empenho dos estudantes e professores, mas também o compromisso em democratizar a arte e cultura à população.

Giseli pontuou o papel da arte-educação, em estimular e desenvolver as práticas artísticas nas pessoas que se permitem a vivenciar a cultura, estabelecendo a arte como preponderante na formação socioeducacional. Esse reconhecimento reforça que o Centro Cultural, enquanto Escola Parque, busca valorizar talentos e fortalecer habilidades culturais.

“Esses espetáculos possuem uma característica de valorização desses artistas em formação, enfatizada através do local em que as apresentações irão ocorrer. O Teatro Municipal Severino Cabral, que é o Templo das Artes campinense, casa de grandes artistas e espetáculos. Muitos desses estudantes vão pisar no palco do Municipal pela primeira vez e já sentirão o calor da plateia, que estará alí para vê-los e prestigiá-los”, completou a secretária.

Um dos tópicos também reforçados pela gestora é que a participação em qualquer um dos citados dias é gratuita, e o Teatro estará de portas abertas para receber a todos até a lotação total do espaço.

Programação:

Iniciando a partir das 19h, no dia 7 de novembro, o Recital Musical vai reunir alunos dos cursos de Violão Popular, do professor José Carlos; Sanfona Popular, com Roninho do Acordeon; Pífano e Percussão, com Silvio Silva; e Técnica Vocal, com Einstein Felinto.

No dia seguinte, também a partir das 19h, os alunos das artes cênicas do arte-educador Flávio Guilherme, apresentarão a peça “O Auto do Rei”, de Thiago Santiago.

No dia 9, a Dança do Ventre e Tribal Fusion tornam-se protagonistas da noite, iniciando a partir das 19h30 o espetáculo “Além do bem e do mal”.

Finalizando a programação no dia 10, a partir das 19h, os estudantes de dança dos cursos de Ballet Clássico, Dança de Salão, 3ª Idade, Danças Populares, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Ritmos apresentarão o espetáculo “Divertissement”

Outro ponto em destaque do “Estrelas da Borborema” é que, desde a abertura ao encerramento do festival, os visitantes também terão acesso aos trabalhos dos alunos de Pintura em Tela e Desenho e Pintura, das professoras Carmén Sheilla e Aída Martins, na I Mostra de Arte desses cursos, a “Estreart”.

Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho

O Centro Cultural, localizado nas imediações do Parque do Povo, no bairro São José, é gerido pela Secretaria de Cultura de Campina Grande, e dispõe de aulas gratuitas de arte-educação. Atualmente, são 59 turmas com dezenas de alunos que aprendem sobre dez tipos de dança, além de capoeira, pífano, percussão, técnica vocal, violão popular, sanfona e iniciação à pintura em tela e desenho e teatro.

Codecom Campina Grande