Folia de Rua deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas durante a prévia carnavalesca de João Pessoa

Destaque Paraíba

João Pessoa tradicionalmente promove uma das maiores prévias carnavalescas do país e já está se preparando para superar em número de público e alegria na edição de 2023. Realizada pelo segundo ano após o período severo da pandemia da Covid-19, o projeto Folia de Rua pretende reunir nas ruas da capital paraibana mais de 1,5 milhão de foliões no período de 10 a 18 de fevereiro de 2023, uma semana antes do Carnaval oficial do Brasil.

No lançamento do Bloco Vumbora, nesta quarta-feira (07), o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, ressaltou a importância do projeto para injetar recursos na economia da cidade e garantiu que a prefeitura de João Pessoa está apoiando integralmente o projeto, também pelo valor sócio-cultural. “Nós temos de apoiar sim o pré-carnaval de João Pessoa, porque é importante para a economia da cidade. A prefeitura está do lado dos empresários das agremiações para fomentar o turismo qualitativo, como é o Projeto Folia de Rua”, afirmou.

Daniel Rodrigues revelou ainda, que a rede hoteleira está com índices de ocupação elevados no período de alta estação, a partir de dezembro. “Nós estamos com o Natal com 100% da ocupação hoteleira, o réveillon e o mês de janeiro com os hotéis lotados e, por que não, tentar manter essa média por mais tempo, até o período de pré-carnaval, oferecendo mais opções de lazer e divertimento para os turistas?”.

Mais de 100 blocos devem participar

O presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, disse que a entidade está trabalhando junto com a prefeitura para promover uma das maiores prévias carnavalescas de todos os tempos. O evento deverá reunir 40 blocos filiados, mais de 150 convidados e 13 agremiações independentes. “Será um show de alegria para explodir João Pessoa em vários bairros, no circuito da orla marítima, no Centro Histórico, e fazer com que as pessoas e os turistas vejam a importância dessa cultura, dessa diversidade, por meio das manifestações culturais.”

Sérgio Nóbrega estimou que o projeto Folia de Rua deve reunir durante o período, mais de um milhão de pessoas nas ruas de João Pessoa. “Somente o Bloco das Virgens puxa mais de 420 mil pessoas no domingo que antecede ao Carnaval. Temos alguns blocos nos bairros que puxam mais de 50 mil pessoas em suas apresentações, O Muriçocas puxa mais de 300 mil pessoas na avenida Epitácio Pessoa, o Vumbora puxa mais de 150 mil pessoas, além dos blocos Banho de Cheiro, Atletas, e o Cafuçu, esse arrastando milhares de pessoas no Centro Histórico da cidade, fortalecendo a cultura popular naquela região.”

Cantor baiano Bell Marques será a grande atração do Bloco Vumbora, que sairá na avenida Epitácio Pessoa no dia 10 de fevereiro de 2023

Vumbora terá Bell Marques

O lançamento oficial do Bloco Vumbora, que terá como atração o cantor baiano Bell Marques, reuniu representantes de alguns blocos da Associação Folia de Rua, imprensa e convidados. O bloco é um dos maiores a sair no Folia de Rua, como convidado, e pretende arrastar mais de 5 mil pessoas com abadás e outras 150 mil na avenida Epitácio Pessoa, do Posto 99 até o Busto de Tamandaré, em Tambaú, no dia 10 de fevereiro.

A participação do Vumbora no Folia de Rua amplia a importância do projeto com reflexo direto na economia local. Nas duas últimas apresentações, o bloco reuniu mais de 10 mil pessoas apenas com abadás e mais de 300 mil que acompanharam o trio elétrico. O bloco gerou mais de dois mil empregos diretos e fez a doação de mais de 5 toneladas de alimentos a instituições filantrópicas com a venda dos abadás sociais.

Para Fábio Henrique, um dos promotores do bloco, o Vumbora trouxe um fervor a mais ao Folia de Rua, somando em geração de emprego e renda, além de ser um atrativo a mais para a vinda de turistas para João Pessoa no período de prévias carnavalescas. “Em 2023 pretendemos superar as nossas marcas, principalmente, com o retorno das atividades econômicas após um período longo de reclusão das pessoas em suas casas”.

Fábio Cardoso – Fotos: Pedro Ivo