Secretária do Departamento do Interior dos EUA participa da posse do presidente Lula e destaca parcerias em várias áreas

Brasil

A secretária do Departamento do Interior dos Estados Unidos, Deb Haaland, liderou a delegação presidencial dos EUA, em nome do presidente Joe Biden, na posse presidencial de Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva. A secretária Haaland foi acompanhada pelo assistente especial do presidente e diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Juan Gonzalez, e pelo encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas A. Koneff. A delegação participou dos principais eventos e realizou outras reuniões com seus homólogos.

“Senti-me honrada em representar o presidente Biden, a nossa administração e o povo norte-americano na posse do presidente Lula e celebrar a importante parceria de longa data entre o Brasil e os EUA”, disse a secretária Haaland. “O nosso compromisso compartilhado com a democracia, direitos humanos, povos indígenas, crescimento econômico equitativo, proteção ambiental e outros valores fundamentais nos fazem parceiros naturais. A administração Biden-Harris pretende usufruir de todas as oportunidades para ampliar essa parceria com o governo do presidente Lula nos próximos anos.”

Além de participar da posse, a secretária Haaland reuniu-se com a presidente da FUNAI, Joênia Wapichana, com o coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Toya Manchineri, e outros líderes indígenas que implementam programas ambientais financiados pelos EUA no Brasil. Nessas reuniões, a delegação discutiu as prioridades e desafios dos povos indígenas no Brasil, oportunidades para aprofundar a colaboração entre os EUA e as comunidades indígenas, e parceria com Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para engajar as comunidades, cujas vidas dependem da integridade e conservação do ecossistema amazônico brasileiro.

“Os EUA vão trabalhar em estreita colaboração com o presidente Lula e seu governo para continuar a fortalecer nossas ricas relações bilaterais, ancoradas em valores compartilhados há mais de 200 anos. Estou confiante de que nossa parceria trará sinergias e capacidades únicas para construir prosperidade e enfrentar os desafios que nossos países, a região e o mundo enfrentam”, declarou o encarregado de Negócios dos EUA, Douglas A. Koneff.

O Departamento do Interior dos EUA tem uma longa história de colaboração com homólogos brasileiros sobre uma vasta gama de questões ambientais e recursos naturais. O Serviço Geológico dos EUA e o Escritório de Recuperação engajam em intercâmbios técnicos com a Agência Nacional de Água (ANA) sobre temas como levantamentos hidrológicos e segurança de barragens. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA e o Serviço Nacional de Parques são parceiros do IBAMA sobre conservação e gestão de áreas protegidas. E o Departamento de Segurança e Aplicação da Lei Ambiental e o Departamento de Gestão da Energia dos Oceanos estão em diálogo com os seus homólogos brasileiros sobre o desenvolvimento eólico offshore e o sequestro de carbono. Em novembro de 2022, a USAID facilitou uma troca de conhecimentos entre funcionários de seis tribos norte-americanas e representantes de comunidades indígenas na Amazônia.

Assessoria de imprensa