João Pessoa sedia pela primeira vez o Fórum de presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo

Paraíba

João Pessoa sediará a 24ª reunião do Fórum de presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs). O evento – que será realizado pela primeira vez na Paraíba – acontecerá nesta quinta e sexta-feira, no Hotel Nord Luxxor Tambaú, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, na orla de Tambaú. Durante o evento, os presidentes dos CAUs vão eleger a nova coordenação do Fórum para o exercício referente ao ano de 2023.

Para o presidente do CAU-PB, Eduardo Nóbrega, promover o evento no estado é de grande importância para a categoria, tendo em vista que isso “coloca a Paraíba no centro das discussões nacionais sobre Arquitetura e Urbanismo”. Esse evento, segundo explicou Eduardo, geralmente, é sediado em Brasília. No entanto, alguns presidentes pediram para sediar e, ele, foi um dos primeiros.

“Trazer o Fórum para a Paraíba reforça a credibilidade e a influência da nossa arquitetura no cenário nacional. Esse fórum não está indo para todos os estados. Então, poder sediar um evento como esse mostra a boa relação e a sintonia que há entre o CAU-PB e o CAU nacional”, destacou Eduardo .

Balanço 2022

Além da eleição da nova coordenação, prevista para o primeiro dia do evento o Fórum, que tem como objetivo apresentar o balanço referente ao exercício de 2022; debater uma série de assuntos voltados às áreas da arquitetura e do urbanismo no Brasil, com destaque para a fiscalização realizada pelo CAU, a comunicação do órgão com os estados, a gestão documental – realizada por meio da Lei Geral de Proteção de Dados – além de apresentar o planejamento para o ano vigente.

Para além do Fórum, alguns presidentes realizarão uma visita técnica, no próximo sábado, ao município de Conde, no Litoral Sul paraibano. Na ocasião, os convidados vão conhecer o Centro da cidade, que foi revitalizado depois de um concurso nacional de projeto de arquitetura e urbanismo, e é um referencial para estas áreas.

Redação