Como o emprego de uma vírgula pode provocar interpretações equivocadas, ou não

Cotidiano

A colocação de um ponto e vírgula em uma frase provocou muita confusão e deixou a autora em situação constrangedora, em Barcelona, na Espanha. A autora da frase foi a esposa do jogador brasileiro Daniel Alves. Ele está preso na Espanha, acusado de agressão sexual a uma jovem de 23 anos dentro do banheiro de uma boate de luxo. Daniel pode ficar, no mínimo, dois anos preso até o final das investigações e mais 10 anos de detenção, caso seja condenado. Tudo leva a crer que o jogador possa ser realmente condenado, pois há uma série de indícios de que tenha praticado o crime.

A esposa de Daniel Alves, a espanhola Joana Sanz, usou as redes sociais para negar que uma publicação sua tenha sido em apoio ao marido. A modelo fez um story no Instagram com a frase “Coração, aguente tanta dor”. Ao reproduzir o post, o jornal El Confidencial indicou que seria uma mensagem para Daniel Alves. Sanz fez nova postagem para desmentir. “Mentira. Não deturpem ou interpretem mal o que digo. ‘Coração, aguente tanta dor’ é de mim para mim mesma”, escreveu Joana.

O professor de Português, Francelino Soares, um dos mais conceituados mestres da Paraíba, afirmou que esse ponto e vírgula não se justifica em nenhuma língua. No momento em que foi colocada a vírgula, caracteriza que ela está dando apoio ao marido. Se ela tivesse colocado um ponto de exclamação, reticências, estaria se referindo ao sofrimento dela nesse episódio, explicou o professor. “A pontuação está errada e não tem como justificar”, disse.

“Eu venho acompanhando esse drama e tenho a impressão de que ela desejaria, na forma em que fez (o texto), se referir ao sofrimento dela, mas em apoio a ele. Digo isso baseado na declaração em um vídeo feito por ela e divulgado nas redes sociais. Pra mim, ela está solidária a ele”.

Fábio Cardoso