Porto de Cabedelo (PB) se prepara para receber navios maiores

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O Porto de Cabedelo, na Paraíba, comemorou, nesta segunda-feira (23),  seus 88 anos de fundação vivenciando uma fase de expansão única em sua história. E um dos destaques desse crescimento é o aprofundamento do canal de navegação, atualmente com 9,14 metros de profundidade e que passará a ter 11 metros. Com um investimento de quase R$ 100 milhões, a obra permitirá a vinda de navios com uma capacidade de carga de 55 mil toneladas, 57% a mais do que os que escalam atualmente.

Os trabalhos foram contratados em março do ano passado pelo Governo Estadual e são executados pela DTA Engenharia. Com 60% de sua programação realizada, a dragagem de ampliação deve ser concluída neste semestre. Segundo a Companhia Docas da Paraíba, com as novas dimensões do acesso aquaviário, será possível a atração de novas cargas e operações para o complexo marítimo – entre elas a vinda de navios de cruzeiros, já em negociação com a operadora MSC Cruzeiros, uma das principais em atuação no litoral brasileiro.

Outro destaque na atual fase de expansão do porto é a implantação de um porto seco, um terminal retroportuário alfandegado e, portanto, autorizado pela Receita Federal a receber cargas de exportação para a realização de seu processo de despacho e as de importação quando ainda estiverem em trânsito aduaneiro (portanto, antes de sua liberação aduaneira). A instalação da unidade está sendo negociada pelo Governo do Estado e a empresa Agesbec e deve ocorrer na cidade de Caaporã, no litoral sul da Paraíba, a 60 quilômetros de Cabedelo, gerando 224 empregos diretos e um investimento de R$ 20 milhões. Um protocolo de intenções entre a autoridade estadual e a companhia foi assinado no último dia 16.

Segundo a Companhia Docas da Paraíba, a nova unidade vai melhorar a logística do porto, evitando congestionamentos nos seus acessos e aumento a sua competitividade.

Localizado no estuário do Rio Paraíba do Norte

Com 602 metros de cais, o Porto de Cabedelo está localizado na margem do estuário do Rio Paraíba do Norte, no noroeste da cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Sua área de influência se estende além do estado, englobando Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O complexo conta com silos com capacidade de armazenagem para 35 mil toneladas, 14 mil metros quadrados de armazéns cobertos (para carga geral e granéis sólidos) e 18 mil metros quadrados de pátios (contêineres e carga de projeto) e pátios de tancagem (granéis líquidos). Seu acesso ferroviário o liga a toda a Região Nordeste, mas está desativado, enquanto o rodoviário, a BR-230, é integrada à BR-101 e, assim, à toda a malha nacional. Conta ainda com uma rede de dutos.

BE News

O Porto de Cabedelo, na Paraíba, comemorou 88 anos nesta segunda-feira, 23 de janeiro. A data refere-se à inauguração do complexo marítimo, em 1935. Mas sua história começa bem antes, mais precisamente 42 anos antes.

História que começou há 130 anos

A ideia de ter um complexo portuário na Enseada de Cabedelo, a pouco mais de dez quilômetros ao norte do centro da capital do estado, João Pessoa, tem início no Segundo Império (1840-1889), quando se passou a planejar o empreendimento. Mas foi em 21 de abril de 1893, nos primeiros anos da República, quando o projeto começou a se tornar realidade. Nessa data,fundeou em Cabedelo o vapor norueguês Forden Kjold, trazendo material para a dragagem, iniciada no ano seguinte.

O projeto para a construção do cais, que a princípio teria 400 metros, foi aprovado em 9 de julho de 1905, com o Decreto n. 7.022/05. E três anos depois, em agosto de 1908, os primeiros trabalhos ocorreram. O primeiro trecho da nova infraestrutura, com 175 metros, foi testado em julho de1911, coma atracação do vapor Pirineos. Essa operação mostrou falhas na obra, o que levou à suspensão dos serviços. Apenas em 1917, foram concluídos definitivamente os primeiros 178 metros de cais e um armazém.

Os trabalhos voltaram a ser paralisados nos anos seguintes, sendo retomados apenas em 1931, a partir de pressão do Governo da Paraíba no Governo Federal, para que viabilizasse, em Cabedelo, a infraestrutura portuária necessária para as exportações do algodão produzido no estado. Foram necessários quase quatro anos de obras para que o porto pudesse ser inaugurado em 23 de janeiro de 1935, sendo administrado pela Paraíba.

A gestão se manteve estadual até 1978, quando foi transferida para a estatal federal Portobras. Em 1990,
passou para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte, outra empresa da União. Apenas em 1998 voltou para o estado, ficando a cargo da Companhia Docas da Paraíba.

Assessoria de imprensa – Fotos: Divulgação