Gilmara se despede do Porto de Cabedelo agradecendo a confiança do governador e desejando que o protagonismo seja mantido

Destaque Fábio Cardoso Paraíba

Em maio de 2022, Gilmara Temóteo foi a primeira presidente do Porto de Cabedelo a assumir cargo de diretoria na Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias. À frente da Companhia Docas da Paraíba, administrando o Porto de Cabedelo, a executiva contabilizou investimentos superiores a R$ 95 milhões – recursos próprios do estado – entre eles, nas obras de dragagem, aprofundando o canal de acesso, passando de 9,14m a 11 metros de profundidade, o que permitirá o recebimento de navios de até 55 mil toneladas, aumentando a geração de emprego e o fomento da economia local.

Pois bem, mesmo com essas marcas, o governador da Paraíba, João Azevêdo, decidiu promover a troca de gerência do porto paraibano. Gilmara será substituída, a partir deste sábado (04), pelo deputado estadual Ricardo Barbosa. A mudança trouxe perplexidade no mercado portuário nacional, principalmente pelo status que o Porto de Cabedelo vem recebendo, tornando-se um importante equipamento gerador de renda e emprego.

Nesta sexta-feira (03), em sua conta no Instagram, Gilmara, com a elegância que sempre lhe foi peculiar, postou um texto de despedida e de agradecimento à comunidade portuária e ao governador, respectivamente. Ela assumiu o cargo em 2015. “Hora de celebrar e agradecer! Celebrar os inúmeros avanços que vivemos em todos esses anos, centenas de milhões em investimentos, obras por todo o Porto, recordes de movimentação, reconhecimento nacional e internacional, destaque em atendimento às normas regulatórias do setor, Porto premiado por dois anos consecutivos pela Antaq, certificado pelas normas internacionais de segurança, ISPS – COD, sendo dos 32 portos o sétimo a ter esse registro no país, e, por fim, o maior sonho realizado, que é a tão esperada obra de dragagem.”

A executiva destacou ainda, que é preciso ser atento à história que foi construída no Porto de Cabedelo nesses últimos anos, dois deles vividos em plena pandemia da Covid-19, e que transformaram o equipamento entre um dos mais avançados e em acelerado processo de crescimento e, consequentemente, estratégico para gerar recursos para o Governo do Estado e, de tabela, para a economia da própria cidade onde ele está instalado.

“Olhar para nossa história, ver o quanto crescemos e como alcançamos o protagonismo que hoje temos, nos enche de orgulho e alegra nosso coração com a sensação de dever cumprido. Dever este que foi realizado a muitas mãos. Cada servidor da Docas-PB me ensinou muito, especialmente no afinco e paixão com o dia a dia portuário. A quem dedico minha completa gratidão.”

Gilmara, que demonstrou maturidade no entendimento do jogo político-administrativo, mais uma vez se mostrou gigante ao destacar a “coragem, determinação e gestão do nosso governador @joaoazevedolins⁩”. Ela citou que, em março, quando aconteceu a assinatura dos contratos para a obra de dragagem, falou da sensibilidade do governador João Azevêdo “em reconhecer como o Porto é gigante e estava mais do que pronto para um investimento de quase R$ 100 milhões. Esse não foi nem de longe o único feito do nosso Governador João. Seu olhar sempre foi de compromisso, de desenvolvimento, de apoio, de soluções e, como não poderia ser diferente, expresso meu imenso orgulho por toda confiança e oportunidade.”

“Por isso, por tanto aprendizado, tantos desafios compartilhados, superados e pela gestão exemplar, reforço meu agradecimento ao governador João Azevêdo pela confiança no meu nome para estar à frente desse equipamento magnífico que é o Porto de Cabedelo durante esses últimos anos. Me dediquei com paixão, com zelo, com responsabilidade, com amor e sei que as sementes estão plantadas.”

Gilmara não esqueceu da comunidade portuária, como os operadores, arrendatários, prestadores de serviços, órgãos anuentes, agência reguladora, associações, sindicatos, amigos presidentes de portos. A todos, disse estar grata “por tudo e por tanto. O setor portuário é verdadeiramente apaixonante e a integração de todos esses atores é o que faz a atividade acontecer. Que o setor continue firme e forte desenvolvendo nossos estados e esse país para alcançarmos um modelo de qualidade que tanto queremos e buscamos.”

Por fim, em mais um gesto de grandeza e cordialidade, desejou ao deputado Ricardo Barbosa e ao Fred Queiroga, “os melhores votos na presidência e vice presidência da Companhia Docas da Paraíba, deixando sempre um canal aberto para que possamos ver o Porto cada vez maior e a PB no protagonismo que merece e que nos cabe como um Estado de homens e mulheres que cumprem os seus papéis e missões com força e luta!”

Fábio Cardoso