Morre aos 59 anos de idade vítima de câncer o prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior. Políticos lamentam a perda

Paraíba

Após uma terça-feira (28) com muitas especulações sobre a morte do prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, inclusive, com desmentidos da própria família por meio das redes sociais, foi confirmada no começo da noite o falecimento do gestor. Junior estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde fazia um tratamento contra um câncer no pâncreas e estava sendo submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia. Ele tinha 59 anos.

Em nota veiculada na conta do Instagram oficial, a família repudiou as informações, até então, sobre a morte do prefeito. “O coração generoso e grande dele, continua batendo. A família pede orações. Além disso, repudiamos informações falsas divulgadas através de portais, blogs ou redes sociais”, dizia a nota. “As informações oficiais serão publicadas neste perfil.” Porém, até o fechamento dessa matéria, não havia ainda qualquer informação sobre o falecimento dele.

Além de prefeito de Pedras de Fogo por três vezes, Manoel Junior foi vice-prefeito de João Pessoa e deputado federal e estadual.

Recentemente ele havia passado por outro tratamento contra o câncer. No fim do ano de 2022, após exames de rotina, foi verificada uma alteração e um novo tratamento foi iniciado. Em junho, ele chegou a anunciar a sua cura de um câncer no intestino, após um tratamento feito em São Paulo passando por sessões de quimioterapia.

Políticos se manifestam e lamentam morte de Manoel Junior

Após a confirmação da morte do prefeito Manoel Junior, muitos políticos se manifestaram nas redes sociais e alguns postaram comentários na conta dele do Instagram. De acordo com o ex-deputado Benjamin Maranhão, “poucas pessoas foram tão vocacionadas para a boa política como Manoel Jr, homem público de visão ampla, bom administrador e grande articulador. Fará muita falta a Paraíba e principalmente a sua terra Pedras de Fogo. Meus sentimentos a família e que Deus o tenha em sua misericórdia”.

O também ex-deputado Raniery Paulinho se solidarizou com a população de Pedras de Fogo e a família do Manoel Junior. “Meu solidário abraço a sua família, amigos e ao povo da sua amada Pedras de Fogo.”

Para o Major Sidnei, Manoel Junior foi “um grande líder, gestor nato, amigo e um político admirável, a Paraíba perde um filho ilustre. Que Deus conforte nossos corações. Muita tristeza nesse momento.”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, afirmou, em nota, que recebeu a notícia da morte de Manoel Junior com “profundo pesar”. Segundo ele, Manoel Junior foi “um homem público de notáveis qualidades, Manoel Alves da Silva Júnior deixa um legado de dedicação à causa pública em todos os cargos que exerceu – seja no seu desempenho profissional como médico, seja na sua profícua atividade política.”

Governador de Paraíba lamentou a perda do gestor

O governador João Azevêdo lamentou, com pesar, a morte do prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, na tarde desta terça-feira (28), depois de lutar contra um câncer de pâncreas.  O chefe do Executivo destacou respeito por toda trajetória política de Manoel Júnior na Paraíba, como prefeito de Pedras de Fogo por quatro mandatos, deputado estadual, vice-prefeito de João Pessoa e três mandatos consecutivos de deputado federal. Ele foi também presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) de 1997 a 2002, e secretário-geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de 1998 a 2002. João Azevêdo expressou solidariedade à família neste momento de perda.

Famup destaca luta em defesa do municipalismo

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou o falecimento do prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior. Ele já foi presidente da entidade e atualmente era 3º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento de Manoel Júnior. Ele foi um político de grande destaque que muito fez para a nossa Paraíba. Era um municipalista nato, sabia da importância e defendia os municípios e suas lutas como ninguém, inclusive presidiu a Famup com maestria”, disse George Coelho, presidente da Famup.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os servidores de parlamentares da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público lamentar a morte do prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior.

“A Paraíba hoje perde um grande político municipalista que sempre lutou por melhorias para todas as cidades da Paraíba. Fica aqui nossas condolências, aos amigos, familiares e apoiadores e o exemplo de um paraibano que sempre almejou um Estado mais digno para todos”, frisou Adriano.

Cícero Lucena suspende agenda e decreta luto oficial em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, manifestou o pesar pela notícia da morte do ex-prefeito de João Pessoa e atual gestor de Pedras de Fogo, Manoel Júnior, ocorrida na tarde desta terça-feira (28). Também suspendeu toda a sua agenda oficial desta quarta-feira (1º), decretou o luto oficial de três dias e ofereceu à família o Paço Municipal da Capital para o velório, permitindo as despedidas do povo pessoense ao seu amigo e ex-gestor.

“Tivemos longas batalhas juntos em defesa do municipalismo, do desenvolvimento de nossa amada Paraíba e do Brasil. Ele agora está na eternidade e a nós cabe as homenagens e dar continuidade aos ideais que sempre trilhou em sua vida. Que Deus nos dê forças e paz para seguir. Aos familiares, transmito meu abraço fraterno”, disse Cícero.

Fábio Cardoso