Estande de Minas Gerais na WTM Latin America 2023 é inspirado nas paisagens e na cultura do estado

Brasil

Proporcionar uma experiência capaz de transportar o visitante para lugares icônicos de Minas Gerais, como as igrejas barrocas, o Mercado Central, foi um dos aspectos que norteou o projeto arquitetônico e o design do espaço que representará Minas Gerais na WTL Latin America 2023. O evento, considerado o maior de todo o continente latino-americano no segmento turístico, acontecerá entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo.

Quem assina o projeto do ambiente com 200 metros quadrados é a dupla composta pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco, ambos premiados e reconhecidos no Brasil e internacionalmente. Eles se basearam nas paisagens naturais, na arte e na cultura de Minas Gerais para conceber um lugar acolhedor e que busca traduzir a hospitalidade mineira. “O movimento das serras, telhados coloniais, cristais, grutas, águas dos rios, cachoeiras e fontes vão mostrar sabores, saberes, fazeres e toda a natureza interior dessa gente boa e incrivelmente criativa. Minas é grande, quem te conhece não esquece jamais”, pontua Gustavo Penna.

Durante a apresentação para imprensa, realizada nesta quinta-feira (30), Penna pontuou como a criação proposta por eles ressignifica a ideia de um estande, aproximando-se mais de uma noção de “galeria de arte, cultura e turismo”. “Propomos uma experiência de Minas. A estrutura possui porta abertas. Por dentro, vários becos, como são as ruas, e, assim, o visitante é convidado a descobrindo as coisas. As pessoas poderão entrar e sair dali transformadas pelas imagens. Não será nada como: senta aqui que eu vou te falar o que é Minas. Será diferente, algo para emocionar”, completou o arquiteto.

A secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, ressaltou como o trabalho desenvolvido por Penna e Greco consegue colocar Minas Gerais no lugar de destaque que o estado merece. “Vocês representam muito bem Minas Gerais, os artistas, a nossa criatividade. Conseguiram traduzir o que sempre abordamos em relação ao Estado: Minas é tradição e contemporaneidade. E uma forma de compreender melhor o estado é por meio de uma experiência sensível como essa, capaz de traduzir muito bem como recebemos as pessoas aqui”, celebrou Pedrosa.

No centro desse espaço, haverá duas pirâmides espelhadas, onde serão projetadas imagens dos destinos turísticos de Minas Gerais. A que estiver no solo medirá 5,90 metros de lado na base triangular e 90 centímetros de altura. No topo, a pirâmide possuirá 5,80 metros de base e 2,37 metros de altura. Elas servirão de suporte de telas de projeção que foram produzidas especificamente para essa estrutura geométrica.

Ao trazerem a forma do triângulo, as pirâmides remetem à bandeira de Minas Gerais e ao simbolismo que também baseia a campanha A Liberdade Mora em Minas. “A liberdade é um sentimento expresso na nossa bandeira de inspiração iluminista. A mensagem é de uma cultura da paz e de respeito às diferenças. Ressalta a receptividade, o acolhimento do povo mineiro e sua mesa farta, sendo essas características essenciais da mineiridade”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

As imagens a serem projetadas são produzidas pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), o que, combinado a uma disposição de elementos sonoros, vai funcionar como uma grande instalação audiovisual. O objetivo é oferecer um gostinho de como é estar em Minas.

Esse, certamente, deverá ser um dos principais ambientes do estande, onde o público poderá se entreter e registrar uma foto. Haverá também uma arquibancada que apresentará uma seleção de artesanato mineiro produzida por 24 artistas mineiros contemplados na quinta edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A mostra é realizada em parceria com o Sebrae e apoio do Serviço Social Autônomo (Servas).

O espaço contemplará também um local para conversas e reuniões além de um bar/café com produtos locais para degustação. Revestindo toda a área externa, haverá um grafismo feito em MDF recortado e que trará referências da cultura mineira. A ideia é ressaltar a pluralidade: Minas são muitas.

“Juntamos os nossos times de design e arquitetura para representar um pouco da alma de Minas. Uma alma que é bold, cheia, abundante em ideias, em dimensões, em histórias que se ligam pelas suas cidades. É farta em cultura, gastronomia, crença (e desconfiança). É rica em criatividade, tradição e em olhares para o futuro que vão além de suas montanhas. Minas não se resume. Ela é Gerais”, completa Gustavo Greco.

Assessoria de Comunicação