WTM Latin America encerra edição 2023 com recorde de visitação e espaço comercializado

Brasil

Mais visitantes, mais estandes, mais negócios, mais oferta de conteúdo. Esse é o saldo dos três dias de WTM Latin America, evento que reflete e comprova o novo momento vivido pela indústria das viagens e turismo. “O feedback dos expositores foi muito positivo, todos comunicando que tiveram agendas de alta qualidade para fechar negócios”, comemora Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America.

Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 15.994 visitantes únicos, um aumento de 36% na comparação com os 11.695 registrados no mesmo período de 2022. A WTM Latin America 2023 teve 623 expositores de 45 países – com cerca de um terço de destinos nacionais – e teve acréscimo de 8% da área comercializada na comparação com o ano anterior. “Superamos a meta de 600 expositores e vimos que o novo layout retangular, com os dois pavilhões integrados, facilitou a visitação”, defendeu Bianca Pizzolito, gerente de vendas.

Além da grande adesão do Brasil, a presença maciça de destinos latino-americanos foi outro marco importante registrado na edição que comemora 10 anos de evento. “Percebemos uma maior presença das cidades brasileiras, além dos estados, a força da América Latina e a chegada de novos expositores de diferentes partes do mundo, o que reflete o movimento do próprio mercado”, acrescenta Bianca.

As tecnologias que fazem da WTM um evento inteligente também foram essenciais para o networking e para a captação de novos negócios, duas das principais premissas do evento. “Facilidades como o Connect Me, nossa plataforma de agendamento de reuniões, o sistema de captura de leads pelos expositores e a recomendação de prospects por meio de inteligência artificial de acordo com as buscas realizadas ampliam as oportunidades para além dos três dias de evento”, pontua Daniel.

Leonidas Oliveira, secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas Gerais, enfatizou o grande peso que o turismo mineiro deu a esta edição da WTM Latin America, inclusive com a presença do governador Romeu Zema na abertura do evento. A intenção, disse, foi mostrar a grande diversidade de elementos e qualidades que caracteriza o estado, sobretudo culturalmente falando. “A presença do governador demonstra que, para nós, o turismo é uma política prioritária. Destacamos a pluralidade de Minas Gerais em nosso estande, mostrando uma grande variedade de atrativos, da cozinha ao artesanato, das festas típicas à moda, representando assim a importância do turismo, da cultura e dos patrimônios históricos em Minas. Como disse Guimarães Rosa, ‘Minas é muitas’”, finalizou.

Gilberto Castro, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), também comemorou a participação. “Sem sombra de dúvidas a WTM é um momento importante porque nos proporciona uma relação próxima com as operadoras, agentes de viagens e demais players. Posicionamos BH como uma cidade surpreendente, com um destaque especial para a Pampulha, que neste ano completa 80 anos do Complexo Moderno, que é Patrimônio da Unesco. Trouxemos também uma experiência gastronômica, com produtos de origem mineira e a valorização da nossa culinária que também reconhecida pela Unesco, além de nossos destinos e produtos”, disse.

WTM é estratégico para a aproximação com os viajantes latino-americanos

Corey Barrett, diretor para América Latina e Caribe da Empresa de Marketing do Turismo de Barbados, apontou que estar na WTM Latin America é estratégico para a aproximação com os viajantes latino-americanos e se mostrou otimista com o futuro dessa relação. “Estar aqui mostra o comprometimento que temos com os viajantes brasileiros, chilenos, argentinos e outros. Eu tenho me referido à região como uma ‘nova fronteira’ e queremos reforçar nossa conexão com os países latino-americanos, já que estão próximos e podem chegar rapidamente ao nosso país, com curtas conexões no Panamá ou em Miami. Sabemos que muitas pessoas aqui estão em busca de encontrar novas experiências para os viajantes e Barbados pode ser essa nova experiência que vai encantar a todos”, defendeu.

Programação técnica

O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. Explore Technology, Explore Transformation e Explore Trends receberam 55 palestras, painéis e capacitações com a derivações de temas relacionados a tendências, diversidade, inclusão, sustentabilidade e tecnologia. “Os teatros ficaram completamente lotados, o que mostra a demanda por conteúdo de qualidade”, acrescenta Daniel.

Dois importantes destaques do último dia da edição foram o debate sobre o avanço do turismo em territórios indígenas, que mostrou cases de trabalhos desenvolvidos em parceria com diferentes etnias na região norte do País, e a apresentação pesquisa “Perfil, Comportamento e Expectativas do Viajante Contemporâneo”, apresentada por Aline Pontes, country manager da Amadeus no Brasil. “A tendência geral do nosso estudo é que, apesar das diferenças entre as tribos, as pessoas em geral querem uma viagem mais descomplicada no futuro. A tecnologia é aliada da maior parte das pessoas. A pesquisa mostra que os players do turismo têm que estar atentos aos diferentes motivos pelos quais as pessoas viajam, às mudanças demográficas e inovações tecnológicas que afetam as viagens”, comentou Aline.

Gabriela Otto, curadora do conteúdo relacionado a tecnologia e inovação, destacou o nível das discussões que aconteceram no espaço, que deixaram de tratar esses temas como algo distante e abstrato para entender as suas aplicações reais nos negócios. “A gente teve alguns highlights do que está acontecendo na vanguarda da tecnologia digital. Se falou muito de ChatGPT, como o turismo pode usar essa e outras tecnologias na prática, a importância da inteligência artificial, pesquisas incríveis sobre perfil de cliente, jornada digital deste cliente. Palestrantes e público estão muito interessados em saber as implicações imediatas para o negócio dos temas debatidos”, comentou.

Gustavo Pinto, curador do Explore Transformation, comemorou as dezenas de histórias compartilhadas no espaço durante os três dias. “Sou conselheiro para o Turismo Responsável da WTM desde 2015 e é uma alegria ver o crescimento desse espaço, o aumento do interesse dos profissionais em relação a temas tão essenciais para o desenvolvimento do turismo com viés sustentável. Nos últimos três anos, notadamente, o debate ganhou força e essa edição bateu todos os recordes de audiência, com pessoas assistindo até do lado de fora. Queremos que esses assuntos continuem sendo discutidos ao longo do ano, até o nosso próximo encontro”, disse.

A WTM Latin America 2024 acontecerá no Expo Center Norte, de 2 a 4 de abril. “O ciclo já começou, nosso planejamento está em andamento”, disse Daniel Zanetti. “Nossa responsabilidade agora é ouvir, aprimorar e construir um evento ainda melhor no ano que vem”, finaliza Bianca.

Assessoria de imprensa