Devoção a Frei Damião faz de Gravatá destino de turismo religioso neste 31 de maio

Brasil

Um dos principais destinos pernambucanos na Semana Santa, no São João, para curtir música instrumental no tradicional festival Virtuosi e aquele jazz quando rola festival. Além de ser referência em turismo cultural, a cidade de Gravatá é famosa também como destino de turismo religioso. Nesta quarta-feira, 31 de maio, data marcada pela morte do Frei Damião de Bozano, o município recebe os peregrinos para a “Caminhada de Frei Damião em Gravatá”, quando os fiéis vão em romaria até a Capela de São Miguel Arcanjo, na comunidade de Riacho do Mel.

A peregrinação para lembrar o legado de Frei Damião em Gravatá se deve pela cidade ter sido palco da primeira missa celebrada pelo religioso no Brasil. O acontecimento é motivo de dois momentos especiais anualmente: no 31 de maio e no 29 de setembro, este último, a data da primeira missa.

Depois de um retorno tímido em 2022, após a pandemia, a festa para Frei Damião promete ser especial. “Nossa expectativa é receber mais de mil peregrinos, para celebrar o legado de Frei Damião e reiterar a sua fé cristã. Estamos dando todo o apoio necessário, montagem de palco, policiamento com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, e estaremos com nossas equipes a postos para garantir que a festa ocorra da melhor forma e que todos sejam bem-recebidos na nossa cidade”, afirma o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

A programação da festa contará com procissão saindo da Matriz de Sant’Ana, às 18h30, levando o andor de Nossa Senhora da Conceição e a Cruz Missionária, em direção à Capela de São Miguel. São cerca de cinco quilômetros até Riacho do Mel. Na chegada, haverá missa campal, a cargo do Padre Márcio com a participação de religiosos convidados. A programação religiosa será complementada com a tradicional quermesse.

Mia Comunicação