Paraíba sedia Fórum Nordeste Export 2023 para discutir desafios e avanços do setor portuário nacional

Destaque Paraíba

A Paraíba está sediando o Fórum Nordeste Export 2023. O evento regional, que reúne autoridades, conselheiros e patrocinadores, acontece nestas segunda-feira (19) e terça-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa. Com o objetivo de debater os desafios e avanços no setor de logística, infraestrutura e transporte, o fórum proporcionará visitas técnicas, apresentações e painéis de debates, abordando a realidade da segunda região mais populosa do Brasil e que abriga um maior número de estados.

O Nordeste Export é reconhecido como um dos fóruns regionais mais engajados e que reúne uma vasta quantidade de conselheiros. Além das discussões técnicas, o evento também promove atividades sociais que têm aproximado gestores públicos e empresários da região. Com uma diversidade de portos de águas profundas e portos menores, o Nordeste desfruta de uma localização geográfica privilegiada em relação a parceiros comerciais como a Europa e a costa leste dos Estados Unidos. Vale destacar a grande oferta de energia produzida no Nordeste, com destaque para a geração de energia eólica e a implantação de plantas de hidrogênio verde.

O Porto de Cabedelo foi escolhido para sediar o Nordeste Export 2023 devido ao protagonismo que tem conquistado nos últimos anos. Em 2022, recebeu o Prêmio Antaq na categoria “Conformidade Regulatória”, sendo considerado o segundo melhor porto do país nesse quesito. Esse reconhecimento ressalta a gestão exemplar do Porto de Cabedelo em relação ao cumprimento das normativas e regulamentações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), evidenciando as boas práticas de gestão e integridade da Autoridade Portuária.

O fórum contará com uma programação abrangente, proporcionando oportunidades para debates e troca de conhecimentos sobre temas essenciais para o desenvolvimento regional. Nesta segunda-feira acontece uma visita em navegação ao Porto de Cabedelo, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer de perto as operações portuárias. Em seguida, ocorre o InfraJur – Encontro Nacional de Direito da Logística, de Infraestrutura e de Transportes, que discutirá questões jurídicas relacionadas ao setor.

Ainda no dia 19, à noite, acontece a solenidade de abertura oficial do Nordeste Export que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas Fabricio Guimarães Julião, CEO do Brasil Export; João Azevêdo, Governador do Estado da Paraíba; Ricardo Barbosa, Presidente do Porto de Cabedelo; Benjamin Zymler, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Breno Medeiros, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Eduardo Nery, Diretor-Geral da Antaq; Roberto Gusmão, Secretário-Executivo do Ministério de Portos e Aeroportos; Felipe Queiroz, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Fabrizio Pierdomênico, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários; José Roberto Campos, Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; Aluísio Sobreira, Presidente do Conselho do Nordeste Export; Capitão de Fragata Erijansen de Souza Maciel, Capitão dos Portos da Paraíba; Jorge Bastos, Presidente da INFRA S.A.; além de senadores, deputados federais e demais parlamentares.

No segundo dia do fórum, terça-feira, 20 de junho, serão realizados painéis temáticos com especialistas, abordando importantes questões para o desenvolvimento da região Nordeste. Os temas dos painéis incluem: perspectivas do transporte ferroviário para o desenvolvimento regional; transição energética, energias renováveis e caminhos para um futuro sustentável; planejamento integrado e a multimodalidade aplicados para o aumento da eficiência logística; e a importância da boa gestão dos portos públicos para a economia do Nordeste.

“O Nordeste Export se apresenta como um prometedor momento, proporcionando uma oportunidade ímpar para que gestores, empresários e autoridades se congreguem a fim de debater e delinear estratégias, com o propósito de aprimorar de maneira a logística, a infraestrutura e o transporte na imponente região Nordeste do Brasil. Nutre-se a expectativa de que o fórum estimule e gere um ambiente propício e fértil, onde a troca de experiências se faça presente, propiciando a identificação precisa de desafios e, por conseguinte, a efetiva busca de soluções inovadoras e responsáveis, que contribuam eficazmente para o tão almejado desenvolvimento sustentável da região”, avaliou o diretor-presidente Ricardo Barbosa.

O Nordeste Export 2023 é um evento exclusivo para conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas pelo Grupo Brasil Export.

CLIQUE AQUI e confira a programação detalhada.

Assessoria de imprensa – Foto: Thiago Marques