Avianca conecta o Brasil com os patrimônios da UNESCO na Colômbia

Aviação Brasil

Com voos diretos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG), a Avianca conecta, em até 6 horas, o Brasil com Bogotá, a capital da Colômbia e de onde é possível chegar a alguns dos mais instigantes patrimônios mundiais da humanidade, todos reconhecidos pela UNESCO, a agência das Nações Unidas dedicada a resguardar a cultura em suas diversas manifestações.

Esse é o roteiro ideal para aqueles que gostam de turismo cultural, com ênfase em História e na preservação de patrimônios públicos. Em Cartagena, por exemplo, está o Castillo de San Felipe e, em Bogotá, o Bairro La Macarena, lugares que preservam o passado e revelam detalhes da cultura colombiana. Muitos desses pontos turísticos ainda são desconhecidos dos brasileiros.

Alguns patrimônios que valem a visita:

Castelo de San Felipe (em Cartagena das Índias): Localizado em Cartagena das Índias, cidade do Caribe colombiano, a fortaleza é considerada a maior construção feita por espanhóis no continente americano. Presente em diversos embates militares, a construção enfrentou, entre outros, ataques de países como França e Inglaterra. Por sua riqueza histórica foi tombado como patrimônio mundial da UNESCO.

Castelo de San Felipe

Parque Nacional Los Katios (em Antioquia / Chocó): Com cerca de 72 mil hectares, o Parque de Los Katios está localizado no noroeste da Colômbia e é formado por colinas baixas, florestas e bacias úmidas. Com uma flora exclusiva da região e animais com risco de extinção, em 1994 o parque foi declarado patrimônio mundial da UNESCO.

Parque Arqueológico de San Agustín (em Uila): O parque está em meio a uma paisagem natural e possui o maior conjunto de monumentos religiosos e esculturas megalíticas da América do Sul. As representações de divindades e figuras mitológicas esculpidas de forma abstrata e realista demonstram a grande riqueza cultural que o local abriga.

Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox (em Bolívar): Fundada às margens do rio Magdalena, em 1540, o município de Mompox teve um papel importante na colonização espanhola. Uma de suas principais características é a arquitetura religiosa e residencial.

Santuário de Fauna e Flora de Malpelo (no Valle del Cauca): A Ilha de Malpelo está localizada a mais de 300 km da costa sul da Colômbia e possui um ecossistema ímpar, com a preservação de espécies aquáticas que correm riscos de extinção, o que contribuiu com sua classificação como patrimônio mundial da UNESCO.

Paisagem Cultural do Café da Colômbia (em Caldas / Risaralda / Quindío / Valle del Cauca): Localizado na região cafeeira da Colômbia, esse é considerado um dos melhores destinos rurais para se visitar na América Latina. São diversas paisagens para os turistas conhecerem as belezas naturais do local somadas a uma arquitetura que conecta as casas à natureza.

Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (Nariño): Ligando 6 países da América do Sul (Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia), o Caminho Inca foi desenvolvido para facilitar a locomoção dos habitantes do Império Inca. A trilha para Machu Picchu é apenas uma pequena parte dessa rota que já cobriu cerca de 30 mil km e no passado foi utilizada como rede de comunicação, defesa e comércio pelo povo Inca. Em 2014 a UNESCO declarou o trajeto como um patrimônio mundial.

Parque Nacional Chiribiquete (Caquetá / Guaviare): Localizado no nordeste da Amazônia Colombiana, além de ser o maior parque nacional da Colômbia, esse é o maior parque nacional de floresta tropical do mundo. O espaço possui grande biodiversidade e apresenta diversos trabalhos de pinturas rupestres. A beleza das paisagens e sua história fazem desse destino um dos patrimônios mundiais da UNESCO e uma ótima opção de destino de viagem.

Bairro La Macarena em Bogotá

Importante destacar que turistas brasileiro não precisam de visto ou passaporte para entrar na Colômbia: com o RG é possível realizar a entrada no país. O visitante pode permanecer por 90 dias no país nessas condições, com direito a estender o período, mediante solicitação e autorização. No entanto, é aconselhável se informar sempre sobre todos esses detalhes antes de comprar a passagem.

Assessoria de imprensa