A promoção das festas juninas como um produto cultural brasileiro e que atraia, além de turistas brasileiros, os visitantes estrangeiros, como já ocorre com o carnaval, é o foco da Embratur. Para dar visibilidade à festividade do São João de Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), a Agência realiza nesta semana, até o domingo (25), uma famtour para apresentar a um grupo de operadores de turismo da Argentina, Chile e Uruguai o tradicional festejo do Brasil, e que têm nos estados do Nordeste sua grande força.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é preciso preparar os destinos turísticos de forma que o São João passe a ter seu valor no setor do turismo reconhecido, tanto no Brasil como no mundo.
“A festa de São João é uma manifestação cultural extremamente rica, com um enorme potencial para se transformar em um grande produto turístico não só no Brasil, como em todo o planeta. Para isso, precisamos pensar e preparar esses destinos, em especial no Nordeste, para receber o turista internacional de forma a atender suas necessidades e especificidades. Por isso, organizamos para realizar, neste primeiro momento, a famtour nessas cidades, que já estão mais estruturadas para os turistas estrangeiros,, para que nos próximos anos possamos ampliar a divulgação do nosso São João em um número maior de destinos pelo país”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A famtour, realizada pela equipe da Embratur, em parceria com o Sebrae, proporcionará aos 14 operadores de turismo argentinos, chilenos e peruanos vivenciar as festas em homenagem aos Santos Antônio, João e Pedro. A intenção é oferecer condições para que as empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior experimentem, como turistas no Brasil e, ao mesmo tempo, possam adequar seus produtos ao perfil do consumidor estrangeiro, realizando negociações diretas com os operadores turísticos brasileiros.
E para fortalecer ainda mais a tradição dos festejos de São João, neste ano, os dois maiores eventos do país – realizados nos municípios de Caruaru e Campina Grande – se uniram para comemorar a sanção da Lei nº 14.555/2023, que reconheceu as festas juninas como manifestação da cultura nacional, e, assim, realizarem a maior festa de São João do mundo.
Conhecendo o São João de Campina Grande, Caruaru e Recife
Começando por Campina Grande, na programação desta segunda-feira (19), o grupo já realizou um city-tour no “Ônibus do Forró”, passando pelo Açude Velho, com visita ao Museu de Arte Popular da Paraíba passando pelo Monumento Farra de Bodega, Seso-Museu Digital e Museu do Algodão, além dos festejos à noite do forró. Nesta terça-feira, eles irão conhecer as feiras de artesanato local.
A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, Regina Medeiros, foi recepcionar os operadores internacionais no aeroporto já com uma banda de forró. “É um prazer muito grande receber esse grupo de operadores internacionais na nossa cidade. Essa troca de conhecimento que a Embratur e o Sebrae proporcionam é muito importante para aperfeiçoarmos as nossas ofertas de serviços e produtos para os clientes internacionais, como as agências de viagens e até mesmo os próprios turistas. Vamos oportunizar uma experiência inesquecível para eles”, afirmou.
Nesta quarta-feira (21), os operadores seguem para as festividades de Caruaru, onde vão visitar o Alto do Moura, um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas, com a Casa-Museu Mestre Vitalino, Memorial Mestre Galdino, ateliês, bares e os restaurantes de culinária regional.
Já na sexta-feira (23), em Recife, os operadores de turismo vão realizar um passeio de catamarã e depois seguem para conhecer o Trem do Forró, seguindo até a região de Cabo de Santo Agostinho.
Assessoria de imprensa